CONTAS

Estudo aponta que 70,5% da renda dos brasileiros está comprometida

Apesar de alto, o comprometimento de renda vem ano a ano se reduzindo
Por Redação 19/08/2025 - 14:39
A- A+
Marco Antônio / Agência Alagoas
Notas de dinheiro
Notas de dinheiro

Um levantamento realizado pela Serasa Experian mostra que 70,5% da renda dos brasileiros está comprometida com despesas já assumidas. O peso no orçamento vem de diferentes frentes, como dívidas com bancos, faturas de cartão de crédito, contas de energia elétrica, internet e outros serviços contratados. Na média, após quitar esses compromissos, sobram R$ 968,00 por mês para novas despesas. As informações são do site Estadão.

O estudo revela ainda que o impacto é maior entre consumidores de baixa renda. Entre aqueles que recebem até um salário mínimo, 90,1% do rendimento está comprometido com dívidas e contas fixas. Já entre os brasileiros que ganham acima de dez salários mínimos, o porcentual cai para 58,2%, o menor índice registrado entre todas as faixas de renda analisadas.

Apesar do nível elevado, o comprometimento da renda tem mostrado queda nos últimos anos. Em 2022, o índice estava em 72,3%. No ano seguinte, passou para 72%, e em 2024 recuou para 70,9%. Neste ano, o número atingiu 70,5%, o menor da série recente, indicando uma tendência gradual de redução no peso das despesas sobre o orçamento.

Para Eduardo Mônaco, vice-presidente de crédito e plataformas da Serasa Experian, a melhora pode estar associada a fatores conjunturais. “Isso pode ser reflexo de alguns fatores como o mercado de trabalho aquecido e políticas de estímulo à renda. No entanto, temos observado, atualmente, que esse aumento na renda não está contribuindo para conter a elevação da inadimplência no País”, afirma.


Encontrou algum erro? Entre em contato