Fiscalização

Anvisa suspende suplementos como whey, cúrcuma, chá verde e creatina

Fiscalização identificou suplementos sem registro, falsificados e produzidos de forma clandestina
Por Larissa Cristovão - Estagiaria sob supervisão 23/09/2025 - 20:45
A- A+
Agencia Brasil
Anvisa
Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a proibição da produção, comercialização, distribuição, propaganda e uso de diversos suplementos alimentares considerados irregulares. A medida foi tomada na última sexta-feira, 19, e atinge produtos fabricados de forma clandestina.

Entre os itens recolhidos estão as Cúrcuma Cápsulas 500mg, o Chá Verde (Extrato Seco de Camellia Sinensis) e a Centella Asiática, todos produzidos pela empresa Verde Flora Produtos Naturais Ltda. Segundo a Anvisa, os suplementos eram anunciados e vendidos sem registro, notificação ou cadastro legal. Em agosto, um galpão da companhia já havia sido interditado em uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária (Visa).

Outra ação, realizada pela Vigilância em Saúde de Americana (SP) em parceria com a Polícia Civil, suspendeu e proibiu os lotes de Creatine Powder 100% Pure, Muscle Supp Suplementos, Whey Gourmet e Nitro Way 3W. Os rótulos desses produtos indicavam falsamente empresas que não tinham vínculo com a fabricação, caracterizando fraude e produção clandestina.



Também foram alvo da fiscalização o Feno Grego Prevent, da Suplemais Indústria de Suplementos Nutricionais Ltda. – ME, e o DHT Blocker Fotisolution 5X produzido pela Capsul Brasil Indústria e Comércio Ltda..

Conforme a agência, o suplemento à base de feno grego não atende aos requisitos de identidade, pureza e composição. Já o suplemento DHT Blocker Fotisolution 5X – Spray e Líquido Sublingual está sendo fabricado, distribuído, divulgado e comercializado com ingredientes que não foram avaliados anteriormente. Portanto, o produto não oferece nenhuma garantia de segurança.


Encontrou algum erro? Entre em contato