Investigação
Homem apontado como mandante de chacinas na Bahia é preso em Alagoas
Diego Barreto teria encomendado ataques contra membros de comunidade cigana
Um homem acusado de ser o mandante de diversos homicídios contra membros da comunidade cigana na Bahia foi preso na quarta-feira, 24, em Feliz Deserto, Alagoas. Ele era procurado pela Polícia Civil baiana, que havia expedido um mandado de prisão preventiva por crimes ocorridos em Jequié, no sudoeste do estado.
Além de cumprir o mandado em aberto, Diego responderá pelo crime de falsidade ideológica. Por conta desse delito, ele passou por audiência de custódia em Alagoas, nesta quinta-feira, 25, quando a prisão em flagrante foi convertida em preventiva. A polícia ainda não confirmou se ele permanecerá custodiado em Alagoas ou será transferido para uma unidade prisional na Bahia.
Segundo as investigações, Diego Barreto teria encomendado os ataques por desavenças e vingança envolvendo famílias da comunidade cigana, da qual ele também faz parte. Ele teria contratado até mesmo um policial militar para organizar e contratar os executores das ações criminosas.
Entre os crimes atribuídos a ele estão:
Assassinato de quatro ciganos em Feira de Santana, durante um ataque em um restaurante no centro da cidade, em setembro de 2023;
Execução de seis pessoas da mesma família em Jequié, incluindo uma criança de 5 anos e uma jovem grávida;
Morte de um cigano em Rafael Jambeiro, dois dias antes da chacina de Jequié.