ECONOMIA
Casos da Braskem reacendem alerta sobre risco no mercado de crédito
Nord Investimentos aponta que episódios recentes indicam fragilidade no setor.jpeg)
Os recentes episódios envolvendo a Braskem e a Ambipar voltaram a levantar preocupações sobre o risco estrutural do mercado de crédito privado no Brasil. A avaliação foi feita pela Nord Investimentos durante evento realizado nesta terça-feira, 21. As informações são do site Money Times.
Segundo a casa, o aumento das taxas de juros nos últimos anos impulsionou o crescimento do mercado de crédito privado, mas reduziu os spreads, diferença entre o rendimento desses papéis e o dos títulos do Tesouro Nacional.
De acordo com Marília Fontes, sócia-fundadora e analista de renda fixa da Nord, as gestoras cresceram de forma acelerada e a alta demanda diminuiu os rendimentos. Ela afirmou que, ao mesmo tempo, as taxas elevadas têm dificultado a situação financeira das empresas emissoras, como ocorreu no caso da Braskem.
A Nord avalia que, sem uma mudança na política econômica, novos episódios de crédito podem se tornar mais frequentes, aumentando o risco de uma crise no mercado. O cenário também preocupa porque uma parte significativa dos investidores, principalmente pessoas físicas, está exposta a esses papéis.
A casa destacou ainda que as altas taxas de juros levaram investidores a buscar produtos como LCIs e LCAs, emitidos por bancos e lastreados em operações de crédito imobiliário e do agronegócio.