Rio Grande do Sul
Vídeo mostra chuva de granizo que deixou mais de 150 feridos no RS
Tempestade atingiu vários pontos da cidade de Erechim em poucos minutos
O forte temporal com granizo que atingiu Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, na tarde de domingo, 23, deixou um rastro de destruição e mais de 150 pessoas feridas. O município decretou situação de emergência após os danos generalizados e o impacto em mais de 25 mil moradores.
De acordo com relatos de moradores, a chuva de granizo começou por volta das 16h40min e durou aproximadamente 20 minutos, mas com intensidade suficiente para quebrar vidros de carros, perfurar latarias e arrancar telhados inteiros. Na manhã desta segunda-feira, 24, veículos amanheceram com vários buracos no capô e para-brisas estilhaçados. Milhares de casas também tiveram estruturas comprometidas.
Segundo as autoridades, a maioria das vítimas se feriu com estilhaços e pedaços de telha lançados pelo vento. Uma pessoa permanece internada na UTI em estado estável, conforme informou o prefeito Paulo Polis.
Com a alta demanda, o hospital da cidade ficou lotado e precisou da abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para reforçar o atendimento a feridos. Algumas regiões de Erechim seguem sem energia elétrica e enfrentam instabilidade nos serviços de internet e telefonia.
O governador Eduardo Leite anunciou a liberação emergencial de R$ 1,5 milhão para a compra de telhas que serão distribuídas às famílias atingidas. Equipes da Defesa Civil estadual estão na cidade auxiliando nos levantamentos e no apoio às comunidades afetadas.



