Descontos irregulares

INSS: 880 mil aposentados não aderiram a acordo para receber devolução

Consulta e contestação dos valores vai até o dia 14 de fevereiro
Por Redação 13/01/2026 - 14:40
A- A+
INSS
Vítimas dos descontos irregulares precisam fazer adesão ao acordo pra receber recursos
Vítimas dos descontos irregulares precisam fazer adesão ao acordo pra receber recursos

Do total de aposentados e pensionistas aptos à devolução de descontos indevidos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 4.174.542 já aderiram ao acordo, enquanto 887.372 ainda não fizeram a adesão. A informação é da Folha de S.Paulo.



Segundo o INSS, a consulta e contestação dos valores vai até o dia 14 de fevereiro. Mesmo após essa data, a adesão continuará disponível para quem tiver direito. O pagamento integral, corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), começou em 24 de julho. Segundo o instituto, R$ 2,8 bilhões já foram devolvidos.

A adesão ao acordo é obrigatória para quem deseja receber os valores de forma administrativa —diretamente na conta em que recebe a aposentadoria ou pensão— sem recorrer à Justiça. O pagamento é integral, mas condicionado à desistência de eventual ação judicial contra o INSS com pedido de indenização por danos morais ou devolução em dobro. Ainda será possível, no entanto, acionar judicialmente a entidade que realizou o desconto.

O valor a ser recebido pode ser consultado antes da adesão, tanto pelo aplicativo ou site Meu INSS quanto presencialmente em uma agência dos Correios. A assinatura do acordo é gratuita, não exige envio de documentos e deve ser feita exclusivamente por esses dois canais.

A imagem mostra a fachada de um prédio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com uma porta de entrada em destaque. O nome 'INSS' está visível na porta, que possui um design arquitetônico clássico. Ao fundo, há outros prédios, incluindo um de cor verde e outros de tons neutros, sob um céu claro.

Encontrou algum erro? Entre em contato