Eleições 2026
Quaest: Lula segue na liderança e venceria em todos os cenários de 2º turno
Presidente marca entre 35% e 40% das intenções de voto nos cenários testados no 1º turno
O presidente Lula (PT) mantém a liderança no 1º turno e venceria todos os possíveis adversários em eventuais segundos turnos nas eleições de outubro. É o que aponta a primeira pesquisa Quaest de 2026, divulgada nesta quarta-feira (14).
No primeiro turno, Lula marca entre 35% e 40% das intenções de voto nos cenários testados. No levantamento da Quaest, Flávio Bolsonaro se consolidou na segunda posição: no cenário que inclui Tarcísio e os demais nomes, ele aparece com 23%; sem o governador de São Paulo, ele vai para 26%. Sem Flávio, Ratinho e Zema, Tarcísio chegaria a 27%.
No segundo turno, a pesquisa simula disputas entre Lula e sete possíveis adversários: Flávio Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Aldo Rebelo (DC).
Contra Flávio Bolsonaro (PL) e Ratinho Júnior (PSD), a vantagem do presidente é de sete pontos. No cenário com Lula e Flávio, o Lula oscilou de 46% para 45% em relação a dezembro. O senador tinha 36% e agora tem 38%.
A menor diferença é para Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. Nesse cenário, Lula tem 44% e Tarcísio, 39%. Em relação à pesquisa anterior, de dezembro, Lula oscilou de 45% para 44%. Tarcísio foi de 35% para 39%.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.
Quaest: cenários de 2º turno
No primeiro cenário, que simula um embate entre o presidente Lula (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Tarcísio soma 39%. Os indecisos representam 4%, e 13% dos entrevistados afirmam que pretendem votar em branco, anular o voto ou não comparecer às urnas.
No segundo cenário, contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), Lula amplia ligeiramente a vantagem, alcançando 45%, diante de 38% do adversário. Os indecisos são 2%, e 15% dizem que votariam em branco, nulo ou não votariam.
No terceiro cenário, em uma disputa com o governador Ratinho Júnior (PSD), Lula registra 43% das intenções de voto, enquanto Ratinho Júnior aparece com 36%. Os indecisos somam 4%, e 17% indicam voto em branco, nulo ou ausência na eleição.
Já no quarto cenário, que coloca Lula frente a frente com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o presidente tem 44%, contra 33% de Caiado. Os indecisos correspondem a 4%, e 19% afirmam que pretendem votar em branco, anular o voto ou não votar.
No quinto cenário, contra o governador Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Zema registra 31%. Os indecisos são 4%, e o percentual de branco, nulo ou não vai votar chega a 19%.
No sexto cenário, em uma disputa com Aldo Rebelo (Democracia Cristã), Lula soma 45%, diante de 27% do adversário. Os indecisos representam 4%, e 24% declaram voto em branco, nulo ou a intenção de não participar da eleição.
No sétimo cenário, contra Renan Santos (Missão), Lula aparece com 46% das intenções de voto, enquanto o adversário registra 26%. Os indecisos são 4%, e 24% dos entrevistados dizem que votariam em branco, anulariam o voto ou não votariam.
Rejeição
No último mês, a rejeição do presidente Lula manteve-se em 54%, enquanto a rejeição ao senador Flávio Bolsonaro foi de 60% para 55%. A rejeição de Flávio, porém, se mantém acima de outros candidatos de direita, como Tarcísio de Freitas (43%), Ratinho Jr. (41%), Romeu Zema (36%) e Caiado (36%).
47% aprovam o governo Lula, diz Quaest
A primeira pesquisa Quaest de 2026 mostra que o trabalho do presidente Lula (PT) no governo é aprovado por 47% dos eleitores. 49% desaprovam. Os números representam empate técnico, assim como na pesquisa anterior, divulgada em dezembro, quando 49% desaprovavam o governo Lula e 48% aprovavam.



