INTERIORIZAÇÃO
Arapiraca: resultados positivos em testes rápidos superam os negativos

A interiorização da Covid-19 em Alagoas pode ser quantificada pelos resultados dos testes rápidos realizados nas pessoas que buscam assistência nos centros e unidades de testagem nos municípios. Em Arapiraca, a segunda mais populosa cidade alagoana, os resultados positivos para a presença do Coronavírus superou este mês os resultados negativos. A diferença ainda é pequena, mas o indicador é importante para alertar à população sobre a necessidade de não relaxar as medidas de prevenção à doença, segundo alerta a enfermeira Jackeline Almeida, diretora do Centro de Triagem Iza Castro, no município.
Os testes foram iniciados em 13 de junho, após a inauguração da unidade e até o dia 30 do mês passados receberam resultado negativo 2.792 pessoas. Outras 1.278 deixaram a unidade com o resultado positivo, uma diferença de quase 100%. Este mês, até o dia 11, foram realizados 3.008 testes, sendo que 1.484 receberam resultado negativo e 1.524 positivo. "Se a população não tiver cautela esses números vão aumentar", enfatizou a diretora da unidade.
O Centro de Triagem Iza Castro, localizado no Ginásio João Paulo II, é uma referência para testagem e diagnóstico do novo Coronavírus. Arapiraca registra 4.081 casos confirmados da Covid-19 com 63 óbitos, segundo aponta o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira, 13, da Secretaria de Estado da Saúde.
“A quantidade de testes positivos pode parecer pequena, mas isso pode representar um indicativo de que a população está flexibilizando alguns cuidados, como o uso de máscara e a prática do distanciamento social”, avaliou Jackeline Almeida.