DISTANCIAMENTO SOCIAL CONTROLADO

Interior avança no protocolo e academias são liberadas para reabrir em Maceió

Decreto libera circulação do transporte intermunicipal com 75% de sua capacidade
Por Tamara Albuquerque 28/07/2020 - 19:10
Atualização: 29/07/2020 - 08:10

ACESSIBILIDADE

Reprodução
O governador Renan Filho durante live transmitida pelas redes sociais
O governador Renan Filho durante live transmitida pelas redes sociais

Maceió não avançará para a fase azul do protocolo de Distanciamento Social Controlado, onde novas atividades econômicas seriam autorizadas. Contrariando as expectativas dos empresários, o governo do Estado manterá a capital com as regras atuais da fase amarela, que foi instituída há sete dias apenas.

Os municípios do interior, no entanto, passarão à fase laranja, com o funcionamento de empresas seguindo o protocolo sanitário em relação ao número de público e higienização contra o coronavírus.

Apesar de continuar na fase amarela, o novo decreto, que é válido por 15 dias, também autoriza a abertura de academias apenas em Maceió.

A medida foi anunciada ontem, 28, pelo governador Renan Filho em coletiva de imprensa. A justificativa para adoção da abertura ou ampliação do funcionamento de empresas e instituições no interior vem da análise epidemiológica da pandemia de covid-19 na última semana no estado.

A análise aponta arrefecimento da curva de contaminação pelo Coronavírus na capital alagoana, segundo o governador. Uma novidade anunciada foi a volta da circulação do transporte Intermunicipal com 50% (setenta e cinco por cento) de sua capacidade a partir de amanhã, 29.

Apesar da decisão sobre flexibilizar o protocolo, o boletim epidemiológico liberado hoje pela Secretaria de Estado da Saúde aponta para mais 938 novos casos da covid-19 no estado, totalizando 57,1 mil pessoas com diagnóstico confirmado laboratorialmente. A doença já fez em Alagoas 1.527 vítimas fatais, sendo 13 casos de óbitos notificados somente hoje.

Renan Filho reforçou que a manutenção da capital nas atuais condições de funcionamento das atividades econômicas é para garantir que os casos de covid-19 não voltem a subir. “Precisamos da colaboração e todos em relação ao uso de medidas de prevenção individual, como máscara, higienização das mãos e distanciamento pessoal”, reforçou.

Segundo Renan, o governo estará encaminhando à Assembleia Legislativa um projeto de lei para tornar obrigatório o uso da máscara facial no período de pandemia.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato