APÓS ELEIÇÕES

Cresce 30% o número de chamados do Samu para atendimentos de casos suspeitos da covid-19 em Alagoas

Em novembro deste ano foram atendidos cerca 131 pacientes, já em dezembro o número subiu para 171
Por Bruno Fernandes 23/12/2020 - 13:04
Atualização: 23/12/2020 - 13:26

ACESSIBILIDADE

© Reuters/Bruno Kelly/Direitos Reservados
Homem com Coronavírus é transportado em ambulância do Samu
Homem com Coronavírus é transportado em ambulância do Samu

O número de atendimentos realizados pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas prestados a pacientes com suspeita de covid-19 aumentou cerca de 30% no mês de dezembro se comparado ao mesmo período do mês anterior, segundo dados da coordenação do órgão.

Dados obtidos pelo EXTRA revelam que nos 20 primeiros dias de novembro foram registrados 131 atendimentos de pessoas com a suspeita da doença. A partir de dezembro, mês em que os casos voltaram a aumentar em Alagoas foram registrados 171.

Os números são contabilizados a partir das centrais de atendimento do órgão localizadas em Maceió e Arapiraca. Ambas as cidades registraram esse aumento. Foram contabilizados 91 em novembro e 110 em dezembro na cidade de Arapiraca, enquanto na capital, Maceió, o número passou de 40 para 61.relacionadas_esquerda

Apesar do crescimento no número de atendimentos, o Serviço Móvel de Urgência (Samu) explicou por meio de sua assessoria de comunicação que não é possível afirmar, no entanto, que os dados reflitam novos casos confirmados, pois o diagnostico fica sob responsabilidade dos hospitais e laboratórios.

"Os atendimentos que fazemos não é de COVID (confirmado), apenas suspeita e por isso os números de casos confirmados não são precisos", explicou por meio de nota. O aumento, no entanto, reflete no que é afirmado pelo Comitê Cientifico do Nordeste e pela própria Secretaria de Estado da Saúde sobre a segunda onda de novas infecções.

De acordo com um boletim sobre o comportamento do novo coronavírus (Covid-19) finalizado no dia 18 e divulgado nesta terça-feira, 22, pelo comitê, as eleições municipais realizadas em Alagoas e nos demais estados da região catalisaram a disseminação do vírus.

"Certamente, caso não tivesse ocorrido o período eleitoral, este decaimento teria continuado e muito provavelmente a situação seria hoje bem mais confortável, com tendência de redução do número de casos e óbitos", diz trecho do boletim.

Seguindo a tendência de aumento, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado no mesmo dia confirmou mais 302 novos casos de covid-19 e mais oito mortes em decorrência da doença em Alagoas. A última vez que oito óbitos foram registrados foi no dia 3 de setembro, antes do período eleitoral.

Com essa última atualização, o estado tem um total de 101.745 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 1.951 estão em isolamento domiciliar. O número total de óbitos chegou a 2.425 com essa última atualização.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato