PRIORIDADES
Vacinação contra o coronavírus alcança 74 mil alagoanos em 20 dias

A rede pública de saúde em Alagoas vacinou contra o coronavírus, até às 18 horas desta quinta-feira (11), 74.890 pessoas, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (sesau). O público imunizado nos 20 dias de campanha é composto por idosos, com idade igual ou acima de 83 anos, e profissionais que estão na linha de frente da assistência ao paciente com covid-19, como os funcionários de hospitais. Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 160 mil doses dos imunizantes CoronaVac e Oxford/Astrazeneca para distribuição nas 1° e 2° etapas da vacinação.
Segundo levantamento realizado pela revista Veja com os principais laboratórios desenvolvedores de vacinas do Brasil, pelo menos 90 milhões de doses de vacinas serão disponibilizadas até abril. Desse total, 46 milhões de doses da CoronaVac — desenvolvida pela Sinovac Life Science em parceria com o Instituto Butantan — devem ser entregues ao Ministério da Saúde ao longo destes primeiros quatro meses do ano.
A partir de março, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participará do Programa Nacional de Imunização com expectativa de que a primeira entrega seja de 15 milhões de doses. Outras 27 milhões devem ser disponibilizadas em abril.
A reportagem menciona que ainda serão disponibilizadas aos brasileiros 2 milhões de doses compradas prontas do Instituto Serum, na Índia, e que foram entregues ao país no dia 22 de janeiro. Essa conta de 90 milhões pode, inclusive, ser considerada uma estimativa conservadora, isso porque há outras doses extras cotadas para chegar ao país ao longo desses meses.
É o caso do imunizante que virá do consórcio Covax Facility, ligado à Organização Mundial da Saúde, do qual é esperado o envio de 10,6 milhões de doses de vacina entre fevereiro e junho. A Veja também cita a negociação de compra de mais 10 milhões de doses prontas do Instituto Serum, pela AstraZeneca, cuja previsão seria chegar ao Brasil nos dois primeiros meses do ano.