PACIENTE Nº 1

Primeiro caso confirmado de covid-19 em Alagoas completa um ano

Após série de relaxamentos e avisos, Renan Filho voltou a endurecer medidas na tarde de ontem
Por Bruno Fernandes 08/03/2021 - 13:18
Atualização: 08/03/2021 - 13:48

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Sepultamento de paciente vítima da covid-19
Sepultamento de paciente vítima da covid-19

Alagoas completou, nesta segunda-feira, 8, um ano desde o primeiro caso confirmado de contaminação pelo coronavírus. O paciente número um foi um alagoano de 42 anos que voltou da Itália no dia 3 de março e procurou atendimento médico em Maceió por apresentar sintomas.

Após a primeira confirmação, uma semana depois o governador Renan Filho ordenou o fechamento de teatros, cinemas, eventos e suspendeu a presença de público nos jogos do campeonato alagoano. As medidas são válidas até hoje, um ano depois.

Com o aumento dos casos, o Estado foi endurecendo as medidas, fechando escolas, shoppings e parte do comércio. Pouco tempo após a confirmação, no dia 31 de março, o Governo de Alagoas registrou a primeira morte pelo novo coronavírus, um homem de 64 anos, natural do Acre, mas que morava em Maceió.

Estado volta a endurecer medidas

Após o relaxamento das medidas sanitárias durante o período eleitoral, em novembro do ano passado, festas de final de ano e Carnaval, Alagoas foi alertada, principalmente pelo Comitê Cientifico do Nordeste sobre a possibilidade do aumento de casos, mas alguns dos alertas foram ignorados.

Um dia antes de completar um ano, na tarde de ontem, 7, o governador anunciou novas medidas restritivas para combater o avanço da covid-19. O anúncio aconteceu quatro dias após o estado regredir da fase azul e regressar para a amarela.relacionadas_esquerda

Com as novas mudanças, as regiões do Sertão e Agreste farão parte da fase vermelha. O restante do estado, incluindo a capital alagoana, irá para a fase laranja.

A restrição é devido Alagoas atingir 70% da taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes infectados pelos novo coronavírus. No mesmo dia, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou mais 617 novos casos.

Dessa forma, o estado tem um total de 135.566 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 3.124 estão em isolamento domiciliar. Outros 128.704 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença.

Há 13.186 casos em investigação laboratorial. Foram registradas 14 mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 3.087 óbitos por covid-19.

Os casos confirmados de pessoas com a covid-19 estão distribuídos nos 102 municípios alagoanos. Em relação ao quadro total de óbitos em Alagoas, estão confirmados 3.087 óbitos por Covid-19, mas, oito deles, eram de pessoas residentes em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia, tendo como vítimas seis homens e duas mulheres.

A pandemia no Brasil

No Brasil, os primeiros casos de covid-19 começaram a ser divulgados na imprensa ainda em dezembro de 2019, mas a doença ainda não tinha nome, sendo tratada apenas como uma gripe misteriosa.

No mês seguinte, em oito de janeiro, a China divulgou que a doença se tratava de um novo tipo de coronavírus e que pouco se sabia sobre a sua origem.

Não demorou para que a cidade de Wuhan, onde aconteceram as primeiras contaminações, fosse classificada como o epicentro da doença.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato