ALAGOAS

Governo recebe respiradores e anuncia abertura de 40 leitos de UTI Covid-19

Por Assessoria 13/03/2021 - 17:33
A- A+
Agência Alagoas
Respiradores viabilizam a abertura de novos leitos de UTI em Alagoas
Respiradores viabilizam a abertura de novos leitos de UTI em Alagoas

O governador Renan Filho anunciou, na tarde deste sábado (13), que até a próxima quinta-feira (18) serão abertos em Alagoas mais 40 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para o tratamento da Covid-19. A abertura será possível após o envio de 40 respiradores pelo Ministério da Saúde.

Os equipamentos chegaram ao estado na noite de sexta-feira (12). Dessa forma, Alagoas vai passar a contar com 350 leitos de UTI, criados exclusivamente para enfrentar a pandemia.

“Com os respiradores que recebemos e com os monitores multiparâmetros, que o Estado adquiriu com os próprios recursos, nós vamos, durante essa semana, até quinta-feira, abrir 40 novos leitos de UTI em Alagoas, chegando ao total de 350 leitos de UTI exclusivos para tratar Covid”, anunciou Renan Filho.

Os 40 novos leitos de UTI serão assim distribuídos: 11 no Hospital Chama, em Arapiraca; 05 no Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios; 05 no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; 10 no Hospital Metropolitano, em Maceió; e 09 distribuídos entre a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Veredas, também na capital. Renan lembrou que no começo da pandemia o estado contava com apenas 180 leitos de UTI. 

Renan Filho agradeceu a interlocução junto ao Ministério da Saúde para a aquisição dos novos respiradores feita pela deputada Tereza Nelma ao presidente da Câmara, Arthur Lira. “Nossa deputada é coordenadora da bancada federal alagoana em Brasília, uma coordenadora guerreira, batalhadora e defensora da saúde pública, que está nos ajudando e muito nesse momento”, destacou.

Reunião


Mais cedo, Renan Filho se reuniu, por meio de videoconferência, com os demais governadores do Nordeste. Eles decidiram que vão adquirir 36,9 milhões de doses da vacina russa Sputnik V para reforçar Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. A informação passada até sexta-feira pelo governo era de que a compra seria de 39 milhões de doses.

“Ficou definido que os Estados vão, até quarta-feira (17), assinar o contrato para a compra da vacina russa Sputnik. O Ministério da Saúde garantiu que tem, também, interesse em comprar e que, até quarta, trabalhará firme para promover a compra. Se o Ministério estiver pronto até quarta, fará a compra diretamente; senão, os Estados vão comprar e o Ministério fará a restituição. Essas vacinas serão utilizadas para fortalecer o Plano Nacional de Imunização”, explicou Renan Filho.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato