DESATIVADO EM SETEMBRO
Hospital de Campanha contra covid-19 será reativado nesta terça-feira em Maceió
Local tem capacidade para 150 leitos dedicados para pacientes infectados com a doença
O Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, localizado no Centro de Convenções, em Maceió, será reativado nesta terça-feira, 29, pela Secretária de Estado da Saúde de Alagoas. A ação acontece após Alagoas voltar a registrar alta no número de novos casos diários.
O governador Renan Filho e o secretário de estado de Saúde, Alexandre Ayres, participam da solenidade de abertura da unidade que tem como propósito ampliar a oferta de leitos clínicos para o tratamento da Covid-19 em Alagoas.
O local foi desativado em setembro do ano passado, após Alagoas registrar queda no número de casos ativos da covid-19 no estado e a diminuição da taxa de ocupação de leitos pela doença provocada pelo novo coronavírus.
Desde o primeiro dia de atendimento (22 de maio) até o último final de semana em funcionamento, a unidade havia assistido, ao todo, 317 pacientes com a Covid-19. Destes, 241 receberam alta médica e são consideradas recuperadas da doença. Houve, ainda, 66 transferências de pacientes para a rede estadual de saúde.
Nesta segunda-feira, 29, foi autorizada pelo Ministério da Saúde por meio do Diário Oficial da União a abertura de 141 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19.
Em Alagoas os leitos serão construídos em Arapicaca (20), Maceió (103), Penedo (3), Santana do Ipanema (5) e São Miguel dos Campos (10) e as despesas autorizadas correspondem ao primeiro trimestre de 2021.
Dos 1.186 leitos criados pela Sesau para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 800 estavam ocupados até às 13h desta segunda-feira, o que corresponde a 67% do total. A taxa de ocupação dos leitos de UTI era de 86%.
Publicidade