CORONAVIRUS

2,8 milhões de testes para Covid seguem encalhados

Por Metrópoles 04/04/2021 - 08:41
Atualização: 04/04/2021 - 10:02
A- A+
Agência Brasil
Testes para coronavírus vencem em junho
Testes para coronavírus vencem em junho

Cerca de 2,8 milhões de testes RT-PCR para detectar a Covid-19 seguem encalhados no Ministério da Saúde, mesmo após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) estender o prazo de validade até junho deste ano.

Em dezembro do ano passado, a Anvisa prorrogou, por mais quatro meses, o vencimento de 6,9 milhões de exames que estavam prestes a ser descartados, como revelou o jornal O Estado de S. Paulo.

Ao Metrópoles, o Ministério da Saúde informou, nessa quarta-feira (31/3), que, desse total, 4,1 milhões foram enviados aos estados e ao Distrito Federal.

Isso não significa, contudo, que mesmo os exames enviados às unidades federativas tenham sido aplicados, uma vez que os governos estaduais também compraram testes para identificar o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Em Alagoas, o estoque de testes rápidos soma 10 mil unidades e dos testes RT-PCR, 52.034 unidades, segundo o boletim da Sesau.

O Ministério da Saúde ressaltou a possibilidade de nova avaliação da Anvisa para estender o prazo de validade desses exames estocados.

A agência informou ao Metrópoles, porém, que ainda não tem “perspectiva do que poderá ocorrer com os referidos testes”, que foram comprados em abril de 2020 por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Em nota, o Ministério da Saúde esclareceu que “trabalha, juntamente com os estados e municípios, para que nenhum teste perca a validade”. A pasta disse ter gastado mais de R$ 1,1 bilhão em exames.

Uma das formas usadas pelo Ministério da Saúde para tentar esvaziar o estoque foi oferecer doação de 970 mil exames para o Haiti. O país caribenho, no entanto, recusou a oferta, aceitando apenas 30 mil, segundo revelou o colunista Guilherme Amado, da revista Época.

Dados do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), do Ministério da Saúde, apontam que o sistema público aplicou até agora 13,058 milhões de testes RT-PCR, que têm resultado mais preciso se comparado a testes rápidos e sorológicos.

Inicialmente, a meta era superar 24 milhões de exames RT-PCR até dezembro de 2020. Em março de 2021, foram aplicados cerca de 1,4 milhão de exames RT-PCR. Em dezembro de 2020, esse número foi de 1,8 milhão, o maior número para um mês desde o início da pandemia.


Encontrou algum erro? Entre em contato