PANDEMIA

Governo flexibiliza restrições para comércio e libera praias aos finais de semana

Apesar da liberação de setores, estado permanece na área vermelha do plano de distanciamento
Por Tâmara Albuquerque 27/04/2021 - 12:48
Atualização: 27/04/2021 - 13:32

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Renan Filho na coletiva: estado se mantém na vermelha, mas tem flexibilização de regras
Renan Filho na coletiva: estado se mantém na vermelha, mas tem flexibilização de regras

Alagoas será mantida na fase vermelha do distanciamento social planejado, mas as restrições foram flexibilizadas pelo governo do estado. Em entrevista no início desta tarde, 27, o governador Renan Filho anunciou que o próximo decreto, que deve ser publicado ainda hoje, trará modificações como a abertura do acesso às praias e calçadões aos finais de semana; a abertura do comércio em geral todos os dias até às 17 horas, sendo que os shoppings poderão funcionar até às 20 horas; e a liberação de bares e restaurantes aos sábados até às 16 horas. As academias também estão liberadas para funcionamento aos sábados, desde que cumpram o percentual de 30% da capacidade de público.

relacionadas_esquerda

Respondendo ao EXTRA, o governador informou a liberação das visitas ao Sistema Penitenciário de Alagoas e entrega de cestas de alimentos pelos familiares. As aulas na rede pública não serão retomadas agora, segundo o governador, atendendo a orientações técnicas que só avaliam o retorno como medida segura após a vacinação dos profissionais da área da educação.

 O governador manteve o toque de recolher no estado, o que significa que o cidadão só poderá circular livremente até às 21 horas. A exceção é quando a saída atende à atividades essenciais. A flexibilização do distanciamento social e econômico foram possíveis, segundo o Renan Filho, pela melhora dos indicadores da pandemia. No começo da entrevista, os secretários apresentaram o panorama da covid-19 no estado e enfatizaram melhora dos indicadores que norteiam as decisões de enfrentamento da pandemia.

Segundo o governo, o estado apresenta queda no número de casos ativos; queda na taxa de ocupação dos leitos com respiradores (de 80% há cinco semanas passadas para 70%); redução na ocupação dos leitos em geral (de 70% para 55%); do total de óbitos, que recebeu a classificação de risco controlado.  


Encontrou algum erro? Entre em contato