FISCALIZAÇÃO
MP Estadual vai requisitar planilhas de vacinados contra a covid-19
Objetivo é monitorar a lista de pessoas imunizadas para ter controle do plano de imunização
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) informou nesta quinta-feira, 3, que vai requisitar ao estado e aos municípios alagoanos as planilhas onde constam os nomes de todas as pessoas que foram vacinadas até agora contra a covid-19.
De acordo com o órgão fiscalizador, o objetivo é monitorar a lista de pessoas imunizadas, de modo que o colegiado possa ter o controle do plano de imunização estadual.
O MP também decidiu que vai reforçar tanto junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) quanto a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) a necessidade de se manter as medidas de combate ao novo coronavírus e da importância da fiscalização sobre essas ações que devem continuar sendo respeitadas pela população.
“Precisávamos saber acerca das providências que estão sendo adotadas para fiscalização do cumprimento dos critérios existentes para vacinação do grupo de pessoas com comorbidades. No caso, indagamos os conselhos e o município de Maceió se há atestados falsos ou que estão sob investigação e se existem médicos acusados de fornecer esses documentos”, informou o promotor de Justiça José Carlos Castro.
Apesar de ainda não existirem atestados suspeitos, o Ministério decidiu que vai solicitar mais informações dos dados das pessoas vacinadas através de planilhas, para fins de aferição, bem como que seja avaliado pela Secretaria Municipal de Saúde que se incluam os dados dos médicos que fornecerem os atestados, nos registros da vacinação.
População pode denunciar
A Força-Tarefa de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 do Ministério Público do Estado de Alagoas também informa que qualquer cidadão pode denunciar casos de atestados falsos. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico https://www.mpal.mp.br/ouvidoria/ ou baixar o aplicativo Ouvidoria MPAL – disponível nas plataformas Android e IOS – e relatar a suposta irregularidade.
Ainda durante o encontro on-line, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, aqui na capital alagoana, a vacinação já atingiu 93% dos grupos com comorbidades estimados para Maceió. No estado, o percentual é de 38,3%.
Publicidade