NOVO PÚBLICO

Longe da meta, vacinação contra a gripe amplia público-alvo

Por Metrópoles 09/06/2021 - 08:48
A- A+
Divulgação
Apenas 28% dos integrantes do grupo prioritário receberam a proteção contra a gripe
Apenas 28% dos integrantes do grupo prioritário receberam a proteção contra a gripe

Após completar dois meses, a campanha de vacinação contra a gripe atingiu apenas 28,8% do público-alvo. Com o ritmo lento, o Ministério da Saúde entra na última fase da campanha nesta quarta-feira (9/6), quando a população-alvo será ampliada (veja lista abaixo).

A esta altura da imunização, ao menos 90% dos grupos prioritários deveriam estar imunizados. Contudo, partes desse público têm resistido à proteção.

Desde 12 de abril, quando a campanha foi iniciada pelo Ministério da Saúde, 23 milhões de pessoas receberam uma das vacinas. Neste ano, a intenção das autoridades de saúde é imunizar 79,7 milhões de pessoas. Até o momento, foram distribuídos 58,3 milhões de doses aos estados e municípios.

No ano passado, em meio à pandemia, o governo prorrogou a campanha contra a gripe com o objetivo de atrair mais público. O ministério estuda a possibilidade de repetir a medida neste ano, mas nenhuma decisão foi tomada ainda.

Os dados fazem parte de um levantamento do Metrópoles, com base em informações divulgadas pela plataforma LocalizaSUS, canal de prestação de contas do Ministério da Saúde.

Veja o público que será vacinado a partir de 9 de junho:

Pessoas com comorbidades
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo
Trabalhadores portuários
Forças de segurança e salvamento
Forças Armadas
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade
As campanhas ocorrem simultaneamente. A área técnica do Ministério da Saúde recomenda que haja intervalo de 14 dias na aplicação das vacinas.


Encontrou algum erro? Entre em contato