ASTRAZENECA

Secretário de Saúde de Alagoas e prefeito de Maceió negam uso de doses vencidas de vacinas

Por Redação 03/07/2021 - 08:21
Atualização: 03/07/2021 - 08:28

ACESSIBILIDADE

Secom Maceió
Vacinação no ônibus
Vacinação no ônibus

O Secretário de Saúde de Alagoas e o prefeito de Maceió, JHC, afirmaram nas redes sociais, na noite de sexta-feira, 2, que as vacinas da AstraZeneca aplicadas na capital alagoana estavam dentro do prazo de validade.

Segundo reportagem publicada pela Folha de S.Paulo na tarde de ontem, 2, pelo menos 45 municípios alagoanos aplicaram doses vencidas da vacina AstraZeneca segundo dados de registros oficiais do Ministério da Saúde. Segundo o jornal, 328 pessoas receberam os imunizantes.

relacionadas_esquerda

Em Alagoas, o município que mais teria vacinado com doses fora do prazo de validade, segundo dados do próprio MS foi o de Maceió, com 109 vacinas aplicadas. A capital é seguida por Delmiro Gouveia e Batalha, com 67 e 17 respectivamente. Confira a lista completa ao final do texto.

“Queria esclarecer que esta informação não procede, que isso foi causado por um erro de digitação na hora do registro dessas vacinas. E quem tomou a vacina pode ficar tranquilo, que a vacina foi utilizada corretamente e que a gente vai seguir salvando vidas em Alagoas”, disse Secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, por meio de sua conta oficial no Instagram.

Um pouco depois, o prefeito JHC, afirmou que os lotes 4120Z005, 4120Z001 e CTMAV505 foram usados dentro do prazo e que casos registrados pela Folha são erros que já estão sendo corrigidos no sistema do Ministério de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu uma nota sobre o caso. Confira na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió informa que todas as vacinas dos lotes 4120Z005, 4120Z001 e CTMAV505 foram aplicadas dentro do prazo de validade. O lote 4120Z005 venceria em 14 de abril e o último dia de aplicação dele aconteceu em 26 de março. O lote 4120Z001 perderia a validade em 29 de março e a última aplicação ocorreu em 9 do mesmo mês. Já o lote CTMAV505 era válido até 14 de maio e o último dia de aplicação foi 13 de maio. A respeito dos casos supostamente ocorridos em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que ocorreu um erro no registro. Devidamente corrigido. Para que a população fique tranquila quanto a sua imunização com a marca AstraZeneca, a Secretaria orienta que observe, em seu cartão de vacina, o dia em que recebeu a dose e compare com o dia do vencimento do lote.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato