MACEIÓ

Procura por pontos de vacinação aumenta com aplicação de 3ª dose

Por Adja Alvorável / Estagiária sob supervisão 17/11/2021 - 19:33

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Vacinação em Maceió
Vacinação em Maceió

Na capital alagoana, a procura pelos pontos de vacinação aumentou, consideravelmente, nesta quarta-feira (17), após o anúncio do início da aplicação da 3ª dose contra a Covid-19 para toda a população adulta. Segundo divulgado pela Prefeitura de Maceió, até meio-dia de quarta 589 maceioenses já tinham sido imunizados com a dose adicional. No dia anterior, foi vacinado o total de 950 pessoas com a dose de reforço na cidade.

Maceió conta com 123.866 pessoas elegíveis aptas a receberem a 3ª dose. Destas, 49.704 já foram imunizadas até esta quarta-feira (17), restando 74.162 maceioenses a receber o imunizante.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS), os maceioenses maiores de 18 anos que tenham recebido as duas doses de um dos imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer há pelo menos 5 meses podem receber o reforço. Já aqueles que foram vacinado com a Jansen, deve tomar a 2ª dose após dois meses da 1ª do mesmo imunizante. Só após cinco meses poderá tomar a 3ª dose.

O público pode se dirigir aos pontos instalados nos drive-thrus de Jaraguá e da Justiça Federal, na Serraria; nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária); Papódromo (Vergel do Lago), Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho), Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes).

Os pontos dos drive-thrus e shoppings funcionam de terça a sexta em horário de corujão – das 9h às 21h – e aos sábados e segundas-feiras, das 9h às 16h. Demais pontos funcionam de segunda a sábado das 9h às 16h. No domingo, nenhum ponto de vacinação funciona.

Para se vacinar, as pessoas com 18 anos ou mais devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não é necessária cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior.

A técnica de enfermagem Celiane Rodrigues, faz parte da equipe de vacinadores do drive- thru de Jaraguá e afirma que desde o início do dia o movimento só aumentou no ponto de vacinação. “Nos últimos dias, o movimento vinha caindo bastante. Para nós, é uma felicidade quando vemos essa fila de carros, pois isso quer dizer que mais pessoas estão recebendo o imunizante e que logo chegaremos ao fim desse capítulo de nossas vidas”, destacou.

A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues, destaca a ampliação do público como mais um passo importante na luta contra o coronavírus e faz um chamamento para que todos os maceioenses compareçam aos pontos de vacinação para garantir sua imunização.

“Sabemos que, após determinado tempo, o nosso organismo começa a reduzir sua capacidade de resposta ao imunizante e, por esse motivo, precisamos que todos garantam sua dose de reforço. É a partir dela que poderemos fortalecer ainda mais nosso sistema imunológico e garantir que mais maceioenses estejam protegidos contra formas graves do vírus”, ressaltou.

Pessoas imunocomprometidas continuam com intervalo de 28 entre a 2ª e 3ª dose, devendo apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, um dos citados abaixo:

– Prescrição médica com justificativa;

– Exames específicos que estabeleçam o diagnóstico;

– Relatório médico;

– Receitas para terapêutica específica de condições descritas;

– Guia de Encaminhamento específico.

Imunossuprimidos que devem tomar a terceira dose

I – Imunodeficiência primária grave.

II – Quimioterapia para câncer.

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.

IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).

VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

VIII – Pacientes em hemodiálise.

IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Confira a lista de drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras

Metotrexato

Leflunomida

Micofenolato de mofetila

Azatiprina

Ciclofosfamida

Ciclosporina

Tacrolimus

Mercaptopurina

Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)


Encontrou algum erro? Entre em contato