ALAGOAS

Número total de óbitos por covid-19 é maior que população existente em 12 municípios

Por Tamara Albuquerque 20/12/2021 - 18:52

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas/Arquivo
População existente em 12 cidades de Alagoas é menor que número total de mortos por covid-19
População existente em 12 cidades de Alagoas é menor que número total de mortos por covid-19

Alagoas chegou nesta segunda-feira a 6.379 mortes em decorrência da covid-19. Na atual fase de controle da pandemia, a média é de dois óbitos diários. Para muitos, o número de vítimas fatais no estado pode parecer pequeno, quando comparado a outros, mas esse quantitativo supera a população total existente em pelo menos 12 municípios no território alagoano.

Se a tragédia provocada pela covid-19 fosse concentrada num único município, Alagoas veria dizimada a população de Tanque D'Arca, estimada pelo IBGE em 6.162 habitantes (2019); ou de Coqueiro Seco, que tem 5.845 pessoas. O número de óbitos por covid-19 supera a população de Jaramataia, Minador do Negrão, Jacaré dos Homens, Olho D`Água Grande, Palestina, Feliz Deserto, Belém, Jundiá, Mar Vermelho e Pindoba, todos com menos de 6.379 cidadãos.

Aliás, o total de mortos por covid-19 no estado é mais que o dobro da população de Pindoba, estimada em 2.908 habitantes. Ainda assim, a população alagoana tem se comportado como se a pandemia fosse coisa do passado. Relaxaram totalmente no uso da máscara de proteção e não evitam mais a aglomeração. 

Segundo as estatísticas, a população também tem deixado de fazer o teste para detectar o coronavírus. O comportamento é considerado de risco pelo presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia, dr. Fernando Maia, e pode contribuir para recrudescimento da doença, que ainda é uma pandemia.

“É um comportamento complicado. A pessoa deixa de saber se foi infectado pelo coronavírus e deixa de fazer o tratamento adequado. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de formas mais severas da covid-19”, alertou o médico à reportagem do EXTRA.

Nesta segunda-feira, 20, o boletim epidemiológico da Sesau aponta a existência de 15.888 testes RT-PCR. Não há informações sobre o estoque de testes rápidos.


Encontrou algum erro? Entre em contato