COVID-19

Recuperados têm mais riscos para problemas de saúde mental

Por Arthur Fontes com agências 17/02/2022 - 15:00

ACESSIBILIDADE

EFE
Paciente com covid-19
Paciente com covid-19

Um estudo feito pela revista científica British Medical Journal (BMJ) mostrou que pessoas que se recuperaram da covid-19 têm probabilidade significativamente maior (60%) de sofrer problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Mesmo naqueles que não precisaram ser hospitalizados, podem persistir problemas ou aparecer nas semanas e meses após a fase aguda da doença, diz a o estudo, coordenado pela Universidade Washington em St. Louis, nos Estados Unidos.

Os transtornos abrangem ansiedade, depressão e pensamento suicida, bem como alterações por utilização de opióides, drogas e álcool, sono e distúrbios cognitivos. Em geral, o estudo indica que aqueles que passaram pela covid-19 tinham 60% mais chances de sofrer de problemas de saúde mental do que os não infectados.

Os dados revelam que, em comparação com grupos de controle sem qualquer infecção, as pessoas que tiveram covid-19 foram 35% mais propensas a ter transtornos de ansiedade e quase 40% a sofrer de depressão ou transtornos relacionados ao humor e ao stress, que podem afetar o comportamento e as emoções.

Isso coincidiu com um aumento de 55% no uso de antidepressivos e 65% na utilização de benzodiazepínicos para ansiedade. As pessoas eram também 41% mais propensas a ter distúrbios do sono, 80% a ter o que se conhece como névoa cerebral (esquecimento, confusão, falta de concentração) e 46% a pensamentos suicidas.


Encontrou algum erro? Entre em contato