PANDEMIA EM ALAGOAS

Renan Filho detalha liberação do uso de máscaras em Alagoas; confira as regras

Uso do item de proteção em ambientes internos será decidido pelos municípios por meio de decreto
Por Bruno Fernandes 15/03/2022 - 14:00
Atualização: 15/03/2022 - 14:29
A- A+
Secom/AL
Renan Filho
Renan Filho

Alagoas flexibilizou nesta terça-feira, 15, o uso de máscaras em ambientes externos e internos. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado nas redes sociais e a medida se dá após o avanço na vacinação e a redução dos casos de covid-19.

O uso de máscara em locais abertos e fechados em Alagoas era obrigatório por lei estadual desde abril de 2021. Antes disso, o uso do item de proteção foi estabelecido por meio de decreto publicado pouco tempo após o início da pandemia.

"Vamos retirar as máscaras em ambientes externos e facultar a cada prefeito de cada cidade se nos ambientes internos será obrigatório ou não”, informou o governador em relação a decisão tomada pela Prefeitura de Maceió e Arapiraca que desobrigam o uso em ambientes fechados, por exemplo.

Durante a coletiva, o chefe do Executivo também informou os resultados do combate à pandemia no Estado, que possui uma das três menores taxas de mortalidade do país e afirmou que a decisão foi tomada após três meses de análise. Confira os detalhes:

Escolas - Nos ambientes externos das escolas está autorizada pelo Estado a retirada de máscaras, mas recomendado o uso. No ambiente dentro das salas de aula serão definidos pelos municípios o uso do item.

“Cada cidade vai poder tomar sua decisão quanto a isso. O Estado agora está descentralizando as medidas, as escolas estaduais e municipais seguiram as medidas estabelecidas pelo município”, informou o governador.

Transporte interestadual e intermunicipal - Veículos interestaduais deverão manter as máscaras. Já os intermunicipais seguirão os decretos municipais. “O decreto que o município fizer, compete a ele fiscalizar”, detalhou Renan.

Repartições públicas - Assim como os demais ambientes, o uso de máscaras em ambientes internos para o público e para os próprios servidores vai depender de decisões municipais em toda Alagoas.

Bares, restaurantes e shoppings - Também será decidido pelos municípios o uso ou não. Por serem ambientes privados, eles também poderão estabelecer regras próprias de uso ou não do item a depender dos decretos municipais.

Aeroporto - O transporte aéreo tem regras próprias por ser iniciativa privada assim como o aeroporto Zumbi dos Palmares, então o uso de máscaras, por enquanto, continua sendo exigido, independente de liberação municipal ou estadual.

Futebol - Vendas de 100% da capacidade das praças esportivas estão autorizadas, assim como vendas de bebidas e petiscos dentro dos estádios

Nova variante detectada

O anúncio de flexibilização da máscara feito pelo governador acontece no mesmo dia em que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que o Brasil já registra dois casos de pessoas infectadas por uma variante do novo coronavírus, a Deltacron.
A nova cepa combina características genéticas da Ômicron e da Delta e vem sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o início do mês, quando os primeiros casos foram identificados na França.

“Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá, outro no Pará”, disse o ministro a jornalistas, ao chegar ao ministério.

“Esta variante [a Deltacron] é considerada de importância e requer o monitoramento”, acrescentou Queiroga, assegurando que, mesmo com a “desaceleração” do surgimento de novos casos da covid-19 em todo o país, as autoridades sanitárias devem continuar vigilantes.

Sobre as novas descobertas, o governador informou ao EXTRA que, embora tenham sido detectadas hoje, a decisão tomada sobre o uso de máscaras em Alagoas leva em consideração análises realizadas nos últimos três meses e que, caso os casos voltem a crescer, passam a valer as regras anteriores.

“Estamos tomando essa decisão com análise de três meses, não há sinal de casos ou evolução em Alagoas. Se vier a evoluir, voltaremos às decisões anteriores. Estamos flexibilizando porque estamos vivenciando um estado pós vacina. Óbvio que toda decisão durante a pandemia será avaliada”, informou.

Cidades se antecipam à decisão de Renan

Antes mesmo do anúncio oficial da flexibilização, algumas cidades a exemplo de Maceió e Arapiraca também anunciaram a desobrigatoriedade do uso do item.

Nas redes sociais, o prefeito de Maceió, JHC (PSB), anunciou que a decisão vale para locais públicos e privados, abertos e fechados.

Em Arapiraca, as novas medidas também foram estabelecidas por meio do decreto n° 2.758 de 14 de março de 2022, que dispõe sobre medidas e recomendações sanitárias para o enfrentamento da covid-19.

As duas cidades também anunciaram ainda ontem que locais de eventos também podem contar com a capacidade máxima de lotação, inclusive locais de eventos esportivos, como estádios e ginásios.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato