REFORÇO NA SEGURANÇA
Cinco municípios de AL pedem envio de tropas federais para o dia da votação
Tribunal Regional Eleitoral ainda vai decidir a data para deliberar sobre o pedidoCinco municípios de Alagoas solicitaram o envio de tropas federais devido a preocupações com a segurança nas eleições. Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Marechal Deodoro e outras cidades das regiões Agreste e metropolitana pediram reforço por conta de tensões eleitorais passadas.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda vai decidir a data para deliberar sobre o pedido. A Justiça Eleitoral de Alagoas confirmou que os municípios manifestaram a necessidade de maior segurança devido ao histórico de conflitos durante as eleições.
A autorização para o uso das Forças Armadas foi dada pelo presidente Lula, visando garantir a ordem durante o pleito. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidirá onde serão enviadas as tropas, com base nas solicitações e nas condições locais.
O pleito de 2024 terá seu primeiro turno no dia 6 de outubro. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, um segundo turno poderá ser necessário, marcado para o dia 27 de outubro.
Em eleições anteriores, o uso das Forças Armadas foi considerado fundamental para assegurar a ordem pública em locais onde havia tensão entre grupos políticos rivais.