ELEIÇÕES

Ronaldo Patriota busca humanizar a engenharia e arquitetura na Câmara

Por Assessoria 11/11/2020 - 10:03
A- A+
Foto: Assessoria
Ronaldo Patriota
Ronaldo Patriota

Um candidato da engenharia e da valorização da vida. É assim que se define Ronaldo Patriota, candidato a vereador em Maceió. Tendo sido presidente do Conselho Regional e Engenharia e Agronomia (Creal-AL), além do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon), seria simples presumir que suas pautas seriam voltadas exclusivamente em sua área profissional de atuação. Mas Patriota se mostrar mais complexo e engajado do que isso.

"Sempre atuei por um mundo mais justo e cooperativo. Estou nesta caminhada para mudar Maceió, valorizando o valor da vida com seus trabalhos, em destaque, na área da saúde, e colaborar na construção de uma cidade que pense nas pessoas mais carentes", afirma Patriota.

Ronaldo Patriota sabe que a Engenharia e Arquitetura vai além do canteiro de obra e das plantas. Ele buscou pelo diferencial e a vida o convidou para novos desafios. A vontade de ajudar o próximo, característica que o acompanhava desde a infância, o fez sair da aposentadoria para esta nova jornada.

"Tanto a engenharia e arquitetura precisa de um representante no legislativo. Alguém que provoque o tema e garantam um posicionamento da área técnica ali dentro. É bom para o profissional e o desenvolvimento da cidade. Quando presidente do Crea, também representei a arquitetura. Sei dos problemas deles também e coloco meu nome a disposição", disse Ronaldo.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas, Ronaldo é empresário da construção civil com mais de 30 anos de experiência em obras públicas e imobiliárias. E com a experiência como palestrante e coach financeiro, Patriota já transformou a vida de mais de 3.000 pessoas.

O Mentor Coach possui um programa especial voltado para o desenvolvimento pessoal de engenheiros e da mesma forma seu programa, Engenharia da Vida, é usado até mesmo na recuperação de dependentes químicos.

"Se o método de Engenharia de Vida funciona para quem está com tanta dificuldade, imagina para quem não está? E isso só faz me acrescentar a certeza de que estou no caminho certo, que eu tenho muito para ajudar. Profissionalmente e socialmente", afirma Patriota, que entre seus projetos está a implantação do “Programa Famílias com Dependência Químico" em Maceió.

Voltado para o social, Patriota sabe o potencial de usar o poder da engenharia, segundo ele presente em todas as etapas da vida, para a melhoria do cidadão, principalmente dos que mais precisam. Por isso a existência de projetos como transformar em moradias os prédios abandonados do Centro de Maceió ou a cobrança do programa Engenharia Para Todos, que garante por meio da lei 11.888/2008 uma assistência técnica gratuita para a população de baixa renda, tem uma ligação tão forte em sua agenda.

Ciente das dificuldades dos engenheiros - preocupado, ele informa que 6 em cada 10 engenheiros formados não trabalham na profissão - ele possui ainda algumas propostas para a profissão. Entre elas está a construção de uma sede da Organização Engenheiro sem Fronteiras, que passaria a fazer inclusão social com a engenharia nas escolas públicas, além de um Seguro de vida obrigatório para trabalhadores da construção civil.

Há ainda empenho onde estes dois mundos se encontram, como a revisão do Plano Diretor de Maceió, reivindicar mais shoppings populares, em prédios populares do Centro de Maceió com direito a publicidade e cobrar e fiscalizar a inclusão da disciplina Educação Financeira na grade escolar das escolas públicas de ensino fundamental em Maceió.

"Não consegui me conformar e ficar com os braços cruzados vendo tanto potencial desperdiçado em nossa cidade. Por isso resolvi deixar minha aposentadoria rumo esta nova jornada de vida, para transformar a realidade do maceioense", diz Patriota, que afirma que esse é um momento de virada. "Chegou a hora de agir e juntos somos mais fortes.

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato