ARAPIRACA

Luciano recorre para manter candidatura e Pleno do TSE dará palavra final nesta quinta

Por Tamara Albuquerque 11/11/2020 - 20:55
Atualização: 11/11/2020 - 21:15
A- A+
Agência Brasil
Pleno do TSE vai julgar recurso sobre a candidatura de Luciano Barbosa nesta quinta-feira
Pleno do TSE vai julgar recurso sobre a candidatura de Luciano Barbosa nesta quinta-feira

O vice-governador Luciano Barbosa usou as redes sociais no início desta noite para informar aos eleitores de Arapiraca que voltou a apelar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do próprio órgão, que retirou o nome dele das urnas. A defesa de Barbosa, que estava com a candidatura sub judice, entrou com um recurso junto ao Tribunal.

O julgamento do recurso pelo Pleno do TSE, segundo Barbosa, ocorrerá nesta quinta-feira, pela manhã, entre 10 e 12 horas. O vice-governador postou no Instagram que está confiante de que o entendimento desta vez será "justo e a decisão verdadeiramente democrática".

No final da tarde de hoje, o ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do TSE negou o seguimento ao recurso contra a decisão que retirou o nome do candidato das urnas em Arapiraca. A medida mantém o que já havia sido decidido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) no começo da semana, declarando que Luciano Barbosa não é candidato. Na decisão local, o desembargador Otávio Praxedes, relator do processo, considerou que Barbosa não tem condições legais para ser candidato, portanto não pode ter seu nome na urna.

Na negativa desta quarta-feira, 11, o presidente do TSE explicou que “inexistem no caso os requisitos autorizadores para conhecimento do pedido formulado” por Luciano Barbosa. De acordo com Barroso, a competência para decidir sobre o caso é do TRE/AL, portanto a decisão local deve ser mantida. Com a medida, Luciano Barbosa estaria fora da eleição e proibido de realizar campanha, participar dos guias eleitorais gratuitos de rádio e fora das urnas. Mas, a decisão caberia recurso e foi isso que a defesa do candidato protocolou hoje mesmo.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato