DADOS DO TSE
Bairros afetados por afundamento levaram JHC à vitória nas eleições
Moradores criticaram acordo realizado entre Alfredo Gaspar e Braskem
Os moradores que residiam em locais atualmente desocupados nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto foram cruciais na vitória de JHC (PSB), eleito novo prefeito de Maceió nesse domingo, 29.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral compilados pelo Tribunal Regional Eleitoral, JHC ganhou em todas as zonas eleitorais que antes ficavam localizadas nessas regiões.
A 3ª Zona Eleitoral, por exemplo, que abriga 47 sessões e 17.871 eleitores de bairros afetados pelo afundamento do solo causado pelas atividades de mineração da petroquímica Braskem, foi a que o prefeito eleito ganhou com maior vantagem.
Por causa dos fenômenos geológicos, o cartório da 3ª Zona Eleitoral precisou realocar eleitores que votavam em Bebedouro, Mutange e Bom Parto. Até setembro, sete locais de votação precisaram ser fechados nesta área.
Alfredo Gaspar, que até o final de 2019 encabeçava o Ministério Público Estadual foi duramente criticado por moradores dessas regiões devido a um acordo firmado entre a empresa e os poderes públicos. Para muitos, os moradores saíram em desvantagem.
No dia 5 de novembro, integrantes do Movimento SOS Pinheiro criticaram o acordo firmado entre o então procurador-geral de Justiça e a petroquímica, para compensação das perdas causadas pela exploração de sal-gema.
Segundo eles, o acordo foi firmado na calada da noite, sem ouvir as partes, além de deixar os moradores à mercê das decisões a serem tomadas pela multinacional, sem previsão de uma data específica ou provável para recebimento do valor do bem afetado pela atividade de mineração.
Veja as porcentagens
1ª Zona: Alfredo Gaspar (43,35%) x JHC (56,65%)
2ª Zona: Alfredo Gaspar (42,91%) x JHC (57%,09)
3ª Zona: Alfredo Gaspar (37,25%) x JHC (62,75%)
33ª Zona: Alfredo Gaspar (41,66%) x JHC (58,34%)
54ª Zona: Alfredo Gaspar (41,77%) x JHC (58,23%)
Publicidade