SUD JUDICE

Candidatos com recursos na Justiça receberam 3,8 milhões de votos

Por Redação com G1 07/10/2022 - 09:05
A- A+
Fernando Frazão/Agência Brasil
No total, os nomes de 1.746 candidatos “sub judice” apareceram nas urnas como opção para os eleitores
No total, os nomes de 1.746 candidatos “sub judice” apareceram nas urnas como opção para os eleitores

Candidatos que tiveram o registro barrado pela Justiça Eleitoral, mas que ainda têm recursos a serem analisados em tribunais superiores, receberam mais de 3,8 milhões de votos nas eleições de domingo (2) em todo o país, segundo dados do site DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral. Faz parte desse grupo o candidato Daniel Silveira (Republicanos/SP).

Silveira recebeu 1,5 milhão de votos na disputa ao Senado. Sua candidatura foi impugnada pelo TRE-RJ, mas ainda cabia recurso ao TSE. O candidato foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) a 8 anos e 9 meses de prisão por organizar atos antidemocráticos, mas recebeu um indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL).


Porém, uma vez que ele recebeu menos votos que o candidato eleito Romário (PL), que teve 3,8 milhões, o caso não vai precisar ser apreciado. Alagoas não registrou nenhum caso de candidatura de candidatos com recursos na Justiça Eleitoral.

A votação nesses candidatos é contabilizada separadamente, e os votos são considerados “anulados” no primeiro momento. Mas esses votos ficam “suspensos”, à espera de uma decisão final da Justiça Eleitoral. Se obtiverem decisão favorável nos tribunais regionais eleitorais (TREs) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos serão validados. Caso a decisão seja desfavorável, os votos são anulados definitivamente.

No total, os nomes de 1.746 candidatos “sub judice” apareceram nas urnas como opção para os eleitores. Destes, 650 ainda estavam com a situação pendente até o momento da contabilização dos votos na segunda-feira (3). Os estados que mais tiveram votos anulados em candidatos sub judice foram Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Paraná. 

Foram 2.127.595 de votos em candidatos ao Senado com a candidatura barrada com recurso; 909.476 votos em deputados federais; 788.207 em deputados estaduais; 37.697 para governador e nenhum para presidente.


Encontrou algum erro? Entre em contato