ELEIÇÕES 2022
Mais de meio milhão de eleitores não foram às urnas no 2º turno em Alagoas
Quantitativo é maior que o do 1º turno das eleições
Aproximadamente 540 mil alagoanos terão que justificar a ausência na votação do segundo turno que aconteceu no último domingo, 30, em todo o Brasil.
Este é um alto número de abstenções registrado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e representa 23,27% do total de pessoas aptas a exercer o direito de voto no estado.
Além de ser considerado um número alto, o quantitativo também é considerado maior que o do 1º turno das eleições. No dia 2, 520.114 pessoas deixou de votar.
O eleitor de 18 a 69 anos é obrigado a votar ou a justificar sua ausência em até 60 dias após a data da eleição. Caso falte e não se explique à Justiça Eleitoral, o cidadão precisará pagar uma multa para regularizar sua situação.
O valor da multa é praticamente simbólico e, na maioria dos casos, equivale a 10% do valor base de R$ 35,13, o que, na prática, resulta em uma penalização de apenas R$ 3,51, por turno perdido e não justificado.
Quem não votar, não justificar e não pagar a multa não poderá obter passaporte ou carteira de identidade (RG). Além disso, pode ficar impedido de receber salários caso seja funcionário público, de participar de concorrência pública, de obter empréstimos junto a bancos ou entidades públicas ou de economia mista.
Quem não estiver com a situação regularizada com a Justiça Eleitoral também não poderá se inscrever em concurso público o registrar candidatura.
Publicidade