ÍCONE DA BOSSA NOVA
Morre Astrud Gilberto, voz de 'Garota de Ipanema' em inglês
Cantora foi casada com João Gilberto, grande nome da música brasileira
Morreu nesta segunda-feira, 5, aos 83 anos, a cantora Astrud Gilberto, uma das principais figuras da bossa nova. Ela interpretou a versão em inglês de "Garota de Ipanema".
"Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de "Garota de Ipanema" e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta", disse Sofia na publicação.
O clube de fãs oficial também lamentou a perda da cantora: "Nossas sinceras condolências à família, amigos e fãs neste momento difícil. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que ela deixou como legado".
Astrud nasceu em Salvador, filha de uma mãe brasileira e um pai alemão. Ela era amiga de infância de Nara Leão, que a apresentou a João Gilberto. Os dois músicos foram casados por cinco anos, de 1959 a 1964.
Ela morava nos Estados Unidos com seus dois filhos: Marcelo Gilberto, nascido em 1960, fruto de seu casamento com João Gilberto, e Greg LaSorsa, do casamento com Nicholas LaSorsa.
Em 2002, Astrud Gilberto anunciou que se afastaria da vida pública por tempo indeterminado, declarando que não sentiria falta da forma como as gravadoras a tratavam nem do medo que sentia ao subir ao palco.
Famosos expressaram pesar pela morte da artista. O ator Marcelo Medici escreveu: "Garota de Ipanema não existiria se Tom Jobim não a tivesse escrito, se Helô Pinheiro não o tivesse inspirado, fato. Mas não teria sido tão famosa se Astrud Gilberto com sua voz de fada não a tivesse cantado. Tinha que ser com ela".
A versão em inglês de "Garota de Ipanema" foi gravada em março de 1963. Astrud estava no estúdio com João Gilberto, que estava gravando o álbum Getz/Gilberto com o saxofonista americano Stan Getz. Ela não foi creditada no disco original e recebeu apenas US$ 120 pela gravação, o valor mínimo estabelecido pelo sindicato americano dos músicos.
Posteriormente, Stan Getz passou a dizer que foi ele quem a convenceu a cantar: "Ela era apenas uma dona de casa na época, e eu a coloquei no disco porque queria que alguém cantasse uma versão em inglês de 'Garota de Ipanema' — e João não conseguia. 'Ipanema' foi um sucesso e ela deu sorte", afirmou o saxofonista em entrevista à revista inglesa Jazz Professional em 1964.
Astrud Gilberto discordava. "É engraçado que, depois do meu sucesso, surgiram histórias de como Stan Getz e Creed Taylor 'me descobriram', quando na verdade nada está mais longe da verdade. Eu acho que isso os fez pareceram importantes, como se eles tivessem tido a 'sabedoria' de reconhecer potencial no meu canto. Acho que eu deveria me sentir lisonjeada pela importância que eles dão a isso, mas não consigo evitar me irritar que eles tenham apelado para mentiras", disse em 1982, de acordo com seu site.
Publicidade