POLÊMICO

Quem é Monark, influencer que teve redes sociais bloqueadas a mando de Moraes

Youtuber disseminou notícias falsas e desinformação
Por Redação 14/06/2023 - 18:25
Atualização: 14/06/2023 - 18:26

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Monark
Monark

O youtuber brasileiro Bruno Aiub, conhecido como Monark, teve suas contas em redes sociais bloqueadas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, 14. A decisão foi tomada devido à disseminação de notícias falsas e desinformação pelo influenciador.relacionadas_direita

Nascido em São Paulo, Monark se mudou para Curitiba há aproximadamente uma década, logo após iniciar sua carreira como criador de conteúdo no YouTube em 2009. Seu objetivo inicial era ajudar amigos em fóruns de jogos online, fornecendo dicas sobre jogos populares como MineCraft e League of Legends.

Monark ganhou reconhecimento através de suas transmissões ao vivo e vídeos com um humor irônico, abordando jogos clássicos da nova geração. Além dos games, ele também compartilhava curiosidades sobre celebridades e fatos incomuns.

O sucesso de Monark na internet possibilitou que ele expandisse sua atuação para outras áreas. Ele é um dos fundadores e sócio ou administrador de diversas empresas relacionadas ao Flow, como a Flow Produção de Conteúdo Audiovisual e a IB Holding de Participações, segundo registros da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp).

No entanto, o influenciador também foi alvo de críticas devido a declarações consideradas racistas e homofóbicas. Em 2021, após questionar no Twitter se "ter opinião racista é crime", Monark enfrentou uma forte reação negativa. Posteriormente, ele foi desligado do podcast Flow, o qual co-fundou juntamente com Igor Coelho (Igor 3K), devido às repercussões negativas entre os ouvintes e patrocinadores.

A situação se agravou quando, durante uma entrevista no Flow Podcast em fevereiro de 2022, Monark fez apologia ao nazismo e defendeu a criação de um partido nazista reconhecido legalmente no Brasil. Essa declaração gerou uma ampla repercussão negativa e resultou na perda de contratos de patrocínio e em seu desligamento do programa.

Publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato