FÃS ESTÃO REVOLTADOS

Taylor Swift: entenda o que são cambistas e por que a prática é criminosa

Ingressos em sites paralelos chegam a ser vendidos por R$12 mil
Por Redação 14/06/2023 - 19:57
Atualização: 14/06/2023 - 20:27

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Instagram
Ingressos para Taylor Swift foram esgotados em 14 minutos
Ingressos para Taylor Swift foram esgotados em 14 minutos

A venda de ingressos para os shows de Taylor Swift no Brasil na última semana tem gerado polêmica devido à prática de cambismo, que configura crime e pode resultar em prisão. Após o encerramento da venda oficial, os bilhetes estão sendo encontrados em sites e aplicativos de revenda por valores exorbitantes. Em São Paulo, houve confusão entre fãs da cantora americana e cambistas em um ponto de venda presencial.

Entenda por que cambismo é crime

O cambismo é um crime contra a economia popular, previsto na Lei 1.521, promulgada por Getúlio Vargas em 1951. Segundo a lei, aqueles que favorecem compradores em detrimento de outros ou impõem preços de revenda estão sujeitos a detenção de seis meses a dois anos, além de multa.

Conforme a lei, quem "favorecer ou preferir comprador ou freguês em detrimento de outro, ressalvados os sistemas de entrega ao consumo por intermédio de distribuidores ou revendedores" e também "quem celebrar ajuste para impor determinado preço de revenda ou exigir do comprador que não compre de outro vendedor" está praticando cambismo.

No entanto, especialistas apontam que a lei precisa ser atualizada para lidar com a realidade atual, marcada pela presença de sites e aplicativos de revenda sem regulamentação. Órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, têm buscado impedir a atividade de cambistas desde o início, como a limitação da compra de ingressos por CPF.

Entenda a confusão entre fãs de Taylor Swift e cambistas

Recentemente, ocorreram confusões entre fãs e cambistas nas filas para a compra de ingressos nos locais dos shows, resultando em intervenção policial. A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), inclusive, solicitou uma investigação ao Ministério Público, e o Procon-SP notificou a empresa Tickets For Fun.

Enquanto isso, plataformas não oficiais estão vendendo centenas de ingressos para os shows de Taylor Swift por valores ainda mais altos, chegando a até R$ 12 mil. Além disso, ingressos para shows extras, que ainda não foram comercializados oficialmente, também estão disponíveis nessas plataformas.

Publicidade

Continua após a publicidade











Encontrou algum erro? Entre em contato