CINEMA ALAGOANO

Filme sobre impeachment de Muniz Falcão vai estrear no Teatro Deodoro

Documentário é o último de Pedro da Rocha, cineasta falecido em 2021
Por Redação com Assessoria 01/08/2023 - 19:07
A- A+
Divulgação
Foto de deputados chegando na Assembleia Legislativa
Foto de deputados chegando na Assembleia Legislativa

O Teatro Deodoro será palco da estreia do último documentário de Pedro da Rocha, renomado cineasta alagoano. Intitulado "O Impeachment – Setembro, 1957, Sexta-feira 13". O evento está marcado para o dia 8 de agosto, às 19h40, com entrada gratuita. O filme é uma produção contemplada com o IV Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

A obra aborda um momento crucial na história política de Alagoas: o impeachment de Muniz Falcão e a sangrenta luta ocorrida na Praça Dom Pedro II, no Centro, que ficou marcada como um dos episódios mais violentos da política local. O documentário oferece uma oportunidade para refletir sobre as origens da violência política e entender as raízes de um dos celeiros políticos mais truculentos do país.

O filme foi idealizado por Pedro da Rocha, que infelizmente nos deixou em 2021, aos 64 anos, vítima de complicações da Covid-19. O cineasta, nascido em 1957 em Junqueiro, no agreste alagoano, dedicou sua vida ao audiovisual e se tornou uma figura de extrema importância no cenário do cinema do estado. Com mais de 20 produções audiovisuais em seu currículo, incluindo documentários e ficções, Pedro da Rocha deixou um legado artístico inestimável.

Para honrar a visão e o compromisso de Pedro, o publicitário e jornalista Léo Villanova, assistente de direção do filme, assumiu a responsabilidade de finalizar a produção. Léo revelou que há mais de duas décadas se dedicava a estudar a história do impeachment de Muniz Falcão, acumulando material para contá-la em forma de quadrinhos. Assim, ele se empenhou em ser fiel à visão original de Pedro, preservando a relevância do personagem Muniz Falcão na política do estado e contribuindo para que o filme seja uma obra fundamental na carreira do cineasta.

“Minha participação no projeto é fruto de interesse pelo mesmo assunto, pois também me debruço sobre essa história há mais de duas décadas, reunindo material para contar o episódio do impeachment de Muniz através dos quadrinhos. Agora, meu compromisso principal foi o de ser estritamente fiel à visão do Pedro de como essa história deveria ser trazida à luz, bem como o resgate que ele pretendia dar ao personagem Muniz Falcão e sua devida relevância na política do estado. Investi todo meu esforço para que o público receba esse filme de Pedro da Rocha como ele o imaginou, contribuindo para que seja, de fato, uma obra fundamental em sua carreira”, conclui.

Publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato