FERNANDA GENTIL

Paralisia de Bell: entenda doença que afetou o rosto de Fernanda Gentil

Jornalista disse sentir dormência em um lado da boca
Por Redação 27/02/2024 - 22:03
A- A+
Divulgação
Fernanda Gentil
Fernanda Gentil

Em vídeo publicado em seu canal do YouTube, no sábado, 24, a jornalista Fernanda Gentil revelou que está com paralisia de Bell, uma condição caracterizada pelo enfraquecimento ou perda dos movimentos dos músculos de um lado do rosto.

Fernanda contou em seu relato que, após o Carnaval, foi buscar seu filho, Gabriel, no aeroporto, o cumprimentou com beijos e sentiu a boca dormente. No dia seguinte, ao encontrar seus afilhados, também sentiu a dormência nos lábios ao mandar beijos para as crianças.

“Senti de novo um incômodo na boca, isso está estranho. Algum movimento que eu estou fazendo está me incomodando, me machucando”, conta a jornalista, no vídeo. “Fui fazendo movimentos novos, só mandando beijos, e não saía, a boca meio que não firmava”, relatou a jornalista.

A partir disso, começou a desconfiar de que algo não estava normal com sua saúde e decidiu buscar ajuda médica. Após consultar-se com médicos, a possibilidade de um acidente vascular cerebral foi descartada (AVC). Fernanda foi diagnosticada com Paralisia de Bell.



O que é a paralisia de Bell?


A Paralisia de Bell é um tipo de paralisia do nervo facial que leva ao enfraquecimento repentino ou paralisia dos músculos em um lado da face devido à disfunção do 7º nervo craniano (nervo facial). 

Este nervo move os músculos faciais, estimula a salivação e as glândulas lacrimais, permite que os dois terços frontais da língua detectam os gostos e controla um músculo que envolve a audição.

Originalmente a paralisia parecia não ter uma causa identificável, no entanto, evidências atuais sugerem que, em alguns casos, a paralisia de Bell pode ser causada por uma infecção viral ou outro distúrbio.

Entre os sintomas da paralisia de Bell, estão:

Dor atrás de um olho, geralmente no lado afetado;
Rigidez e paralisia de um lado do rosto;
Perda do paladar em uma parte da língua, no lado afetado;
Dificuldade para enrugar a testa, piscar ou fazer careta de um lado do rosto;
Sensação de peso em um lado do rosto.

Se os sintomas apareceram por menos de 48 horas, é administrado um corticosteroide oralmente, como prednisona para reduzir o inchaço no nervo. Tomar um corticosteroide lentamente acelera e melhora a recuperação do movimento.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato