cultura

Jornalista alagoano publica crônica sobre resistência LGBTQIA+

Crônica “No dia em que pus pra fora o grito” narra episódios pessoais e coletivos de dor
Por Assessoria 11/04/2025 - 09:09
A- A+
Assessoria
Fotos da infância do jornalista Jamerson Soares
Fotos da infância do jornalista Jamerson Soares

Com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o jornalista e ator Jamerson Soares lançou sua nova crônica intitulada “No dia em que pus pra fora o grito”. O texto reúne episódios marcantes da vida do autor, abordando sua orientação sexual e o despertar de um grito que resgata memórias de infância, adolescência e parte da vida adulta marcadas por silenciamentos.

Escrita em 2024, a crônica foi submetida ao Edital nº 22 do Concurso Literário Anilda Leão, na categoria Crônica, sendo uma das selecionadas. A publicação oficial aconteceu na última segunda-feira, 7, no blog pessoal do autor, Contando histórias além do visível, após passar por um processo de revisão e edição realizado pelo escritor e pesquisador alagoano Magno Almeida. O texto também será divulgado na Revista Alagoana e no site literário Loitxa Lab.

Além da publicação textual, o projeto inclui a produção de um vídeo narrado pelo próprio autor, com trechos da crônica e imagens do cotidiano. O vídeo será disponibilizado em breve no YouTube e no Instagram @jamersonso4res.Como parte da proposta apoiada pela PNAB, também será realizada uma oficina literária no dia 26 de abril, no Anfiteatro do Centro de Inovação, localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió. Intitulada “Em Busca da Literatura da Vida Real”, a oficina utilizará elementos do teatro, da escrita poética, das memórias e da vida real dos participantes para a produção de crônicas, buscando também fomentar a leitura em Alagoas.

O jornalista Jamerson Soares
O jornalista Jamerson Soares

As inscrições podem ser feitas online, via Sympla.

Sobre a crônica

"No dia em que pus pra fora o grito" começou a tomar forma entre novembro e dezembro de 2024, após um episódio familiar desconfortável, como conta Jamerson. “Em meados de agosto, meu tio me xingou diversas vezes por conta da minha homossexualidade, da minha auto-orientação sexual. Isso aconteceu porque ele não suportou minha defesa diante das agressões verbais dele. Foi justamente naquele instante que tive algo parecido com uma epifania”, relembra o autor.Além desse episódio, a crônica revisita lembranças da infância de um garoto que cresceu em uma igreja evangélica, tendo que se conter para se encaixar em padrões impostos. 

Também traz à tona uma experiência de agressão verbal vivida em um espaço público, após uma demonstração de afeto entre dois homens. “Algo me impulsionava a escrever sobre tudo isso, como se fosse um grito. Um grito de revolta, mas também um grito coletivo. Não era só eu que estava sendo agredido ali; era como se toda a comunidade LGBTQIA+ estivesse sendo violentada naquele momento”, pontua.Segundo Jamerson, a crônica foi escrita com elementos poéticos e representa um grito de catarse que esteve guardado por muito tempo. 

“Fiquei muito feliz e lisonjeado por ter sido aprovado na PNAB com esse projeto. Escrever é uma paixão, uma vocação que não largo por nada. É através da escrita que me coloco no mundo, que me reencontro, que ressignifico o vazio em mim. A escrita me reconecta com meus passados e com meus valores”, destaca.

Trajetória literária

Jamerson Soares iniciou suas publicações em 2016 com o poema “Eu te procuro”, incluído na coletânea Sarau Brasil – Concurso Nacional Novos Poetas.  Em 2021, teve dois poemas publicados no livro “Quebra – Poesia Negra Contemporânea MCZ”, organizado pelos escritores alagoanos Richard Plácido e Érika Santos. No mesmo ano, publicou textos no portal Ruído Manifesto e no selo independente alagoano Loitxa Lab.O projeto que deu vida a crônica é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).Confira a crônica clicando neste link: https://encontrocomaescrita.wixsite.com/meusite/post/no-dia-em-que-pus-pra-fora-o-grito

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato