Nesta terça-feira, 21, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou novas regras para a participação dos clubes na Libertadores da América e na Copa Sul-Americana a partir de 2020. A entidade que regula o futebol da América do Sul divulgou cinco requisitos para a admissão dos times nas competições que organiza.
A principal mudança da atualização foi o quarto item da lista divulgada, que exige que os times inscritos estejam disputando a primeira divisão nacional na temporada em vigor. Ou seja, um time que se classifique para uma competição por meio de uma copa (nacional ou Sul-Americana) não poderá disputá-la se for rebaixado no mesmo ano ou se já estivesse disputando uma divisão inferior e não conseguir acesso à principal.
No Brasil, segundo o novo regulamento, Santo André e Paulista, campeões da Copa do Brasil em 2004 e 2005, não poderiam participar da Libertadores do ano seguinte, já que estavam na Série B no ano de disputa. Já em 2013, o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil do ano anterior, não disputaria a Libertadores, pois havia sido rebaixado para a Série B.
Requisitos para a inscrição na Libertadores e na Copa Sul-Americana:
*Ter sido qualificado para a competição por mérito esportivo; *Não estar cumprindo uma sanção ou suspensão, que a critério da Conmebol, o impossibilite de participar na Conmebol Libertadores e/ou Conmebol Sul-Americana; *Obtido a Licença de Clubes da Conmebol, expedida pela Associação Membro correspondente; *Estar disputando o torneio nacional de sua Associação Membro na divisão principal da competição em 2020 (ou seja, não ter sido rebaixado no campeonato nacional); *Remeter a tempo e forma, a Carta de Conformidade e Compromisso.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.