JIU-JITSU

Alagoano ganha cinturão internacional nos EUA

Caio Mendes integra Polícia Militar do Distrito Federal
Por Redação 04/10/2019 - 11:57
Atualização: 04/10/2019 - 12:37

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Vitória de Caio Mendes
Vitória de Caio Mendes

O cinturão da Associação Norte-Americana de Grappling (NAGA, na sigla em inglês) é a mais recente conquista do policial-atleta Caio Taveiros Mendes, alagoano radicado em Brasília. A competição, uma das mais concorridas do jiu-jitsu em nível internacional, ocorreu em 14 de setembro, em Albany, capital do Estado de Nova York (EUA).

Cabo da Polícia Militar do Distrito Federal, Caio é especialista na modalidade jiu-jitsu sem kimono (NoGi). Ele disputou também na categoria com kimono (Gi) e obteve a segunda colocação. Com essas conquistas, o alagoano agora soma quatro títulos internacionais, fora os vários obtidos em nível nacional e regional.


Consagração


Em 2017, o atleta ganhou medalha de ouro na Olimpíada Polícia Mundial, realizada em Los Ângeles, também nos Estados Unidos. Um ano antes, ele sagrou-se campeão latino-americano na especialidade, em Buenos Aires (Argentina). Nessa categoria, ele é também campeão do Centro-Oeste e bicampeão brasiliense.
Natural de Maceió, Caio integra o projeto social do 2° Batalhão de Polícia Militar do DF, coordenado pelo professor sargento Rogério Oliveira. Saiu de Alagoas com apenas 2 anos de idade. Atualmente com 38 anos, é graduado na faixa marrom, a segunda mais alta do jiu-jitsu. 

Assim como na Olimpíada Policial Mundial, que a cada dois anos reúne atletas de alto rendimento das principais polícias do planeta, Caio viajou para Albany patrocinado pelo programa Compete Brasília, da Secretaria de Esportes do Distrito Federal (que fornece as passagens aéreas).
Incentivado pelos pais, o alagoano pratica lutas desde os 6 anos de idade, como forma de liberar o excesso de energia, junto com o irmão gêmeo Tibério Mendes, que hoje reside em Portugal. 

Os dois se especializaram em judô, mas ao chegar à PMDF em 2010, por concurso, Caio passou a praticar o jiu-jitsu. Adquiriu assim importante diferencial competitivo, ao aliar as duas técnicas de luta marcial.
Caio é graduado em Direito. O projeto social ao qual está vinculado oferece treinamento gratuito na arte marcial de manhã, à tarde e à noite, tanto para policiais quanto para a comunidade da cidade satélite de Taguatinga.

O atleta considera o domínio da arte marcial importante no exercício diário das atividades policiais. Ele destaca, entre as virtudes da luta, a disciplina, o condicionamento físico, o sangue frio e a técnica necessária para reverter situações de risco em serviço.

Principais conquistas no jiu-jitsu 


Campeão Centro-Oeste de jiu-jitsu sem kimono - 2016/2017
Campeão latino-americano de Policiais e Bombeiros em Buenos Aires - 2016
Campeão Brasiliense na Categoria Absoluto - 2017
Campeão Brasileiro Absoluto de Jiu-Jitsu sem Kimono no Rio de Janeiro - 2017
Campeão de Submission (sem kimono) do WPFG (World Police and Fire Games), em Los Angeles – EUA, 2017
3º Lugar no World Nogi – Mundial de Jiu-Jitsu sem Kimono realizado em Anaheim (EUA), em 2017.
Campeão do GDF Cup de Jiu-Jitsu - 2018
Campeão do NAGA (North American Grappling Association), em Albany/NY (EUA), na modalidade jiu-jitsu sem kimono em 2019
3º Lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJE, realizado em São Paulo-SP – 2019
Cinturão em setembro de 2019, em Albany, capital do Estado de Nova York
Campeão do NAGA - North American Grappling Association - New York / EUA
Campeão da Olimpíada Policial Mundial, em Los Ângeles, 2017
Campeão do WPFG 2017 Los Angeles/ EUA na categoria Jiu-Jitsu sem kimono ( Submission Grappling)
Campeão Brasileiro Absoluto de Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro


Encontrou algum erro? Entre em contato