POLÍTICA

Governo pode mandar proposta 6x1 com urgência constitucional para a Câmara

Declaração foi dada pelo líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias
Por Estadão Conteúdo 28/01/2026 - 19:08
A- A+
Agência Brasil
Governo federal estuda enviar ao Congresso Nacional uma proposta de redução da jornada de trabalho
Governo federal estuda enviar ao Congresso Nacional uma proposta de redução da jornada de trabalho

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que o governo federal estuda enviar ao Congresso Nacional uma proposta de redução da jornada de trabalho de seis dias semanais, sob urgência constitucional. A declaração ocorreu nesta quarta-feira, 28, a jornalistas, após uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o colégio de líderes.

A urgência constitucional é um instrumento previsto na Constituição Federal utilizado pelo presidente da República para solicitar tramitação acelerada, no prazo de 45 dias, para uma proposta do Poder Executivo.

O petista disse que, devido à importância, o tema deve marcar o primeiro semestre no Legislativo. "Para nós, a votação do fim da escala 6x1 é algo central. Central para nós do PT e central para o governo. A gente já tem um projeto que vai ser votado na Comissão de Trabalho e a gente quer levar com urgência para o plenário", comentou.

Lindbergh acrescentou: "Vocês sabem que o governo também está estudando a possibilidade de o próprio governo mandar um projeto com urgência constitucional."


Encontrou algum erro? Entre em contato