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Como incorporar tecnologia móvel no seu negócio?

Por Assessoria 10/11/2020 - 08:17
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É essencial que um negócio se desenvolva no quesito mobilidade
É essencial que um negócio se desenvolva no quesito mobilidade

A mobilidade está cada vez mais presente na vida das pessoas. Hoje em dia não se usa mais computador tanto quanto se usa um smartphone e isso muda a forma de consumo das pessoas, tornando tudo mais instantâneo.

Com isso, é essencial que um negócio se desenvolva no quesito mobilidade, tanto para oferecer o melhor para os seus clientes, quanto para acompanhar o ritmo do mercado, melhorando a produtividade da empresa.

Sabendo disso, veja abaixo como você pode começar a incorporar a tecnologia móvel no seu negócio e quais os benefícios disso. 

Benefícios de incorporar a tecnologia móvel no seu negócio 

A tecnologia móvel possibilita um aumento considerável na produtividade de uma empresa. Com o mercado cada vez mais competitivo, é necessário adotar medidas tecnológicas para acelerar os processos, melhorar a operação e conseguir entregar o melhor para o cliente.

Há empresas que ainda relutam em permitir o uso de smartphones no dia a dia de trabalho, alegando que a distração pode ser prejudicial à produtividade do colaborador. Isso pode ser verdade, caso o uso não seja inserido da forma correta, mas no contrário, o uso da tecnologia móvel pode trazer os benefícios abaixo. 

Melhoria na comunicação 

O uso de mensagens instantâneas e chamadas permite que a equipe fique conectado o tempo todo, mesmo que alguns colaboradores estejam em campo, em casa ou na empresa. Isso facilita também a rápida localização desses colaboradores, já que a conexão móvel é muito rápida.

Acesso de dados

Tudo que um colaborador precisa está acessível a poucos toques pelo seu smartphone, seja para uma pesquisa rápida na internet ou em arquivos da empresa armazenados na nuvem. Este acesso, além de ser instantâneo, também é seguro, pode ser criptografado e protegido por senha.

Facilitação dos processos internos

Um smartphone ou tablet pode escanear e editar documentos, fazer o armazenamento em nuvem, fazer pagamentos, ler códigos de barra e QR code, enviar arquivos para impressora e muito mais.

Tudo isso pode facilitar os processos internos que colaboradores enfrentam todos os dias, tornando tudo mais dinâmico. Esse ganho de tempo pode refletir tanto na qualidade do trabalho quanto na redução de custos de um negócio.

Redução de custos

Quanto mais a tecnologia móvel se desenvolve, mais a empresa ganha em redução de custos. Hoje em dia existem muitos softwares com apps adaptados para smartphone e outros apps com funções sensacionais para utilizar no seu negócio.

Todos estes recursos permitem que uma empresa consiga desenvolver mais trabalho com menos colaboradores, causando uma redução na folha de pagamento, além de outras economias que podem ser feitas com a incorporação de um smartphone na rotina do colaborador.

Outras reduções de custo que podem ser feitas por meio do uso de tecnologia móvel são:

Diminuição de custos de transporte (reuniões remotas)
Armazenamento de dados (redução de espaços físicos)
Tarefas feitas por apps (redução de staff)

Além disso, o custo de incorporação da tecnologia móvel é muito pequeno. Hoje em dia todo colaborador conta com o auxílio de um smartphone, mesmo que a empresa não exija no dia a dia. Com isso, o custo com material é quase zero, a não ser que a empresa deseja contribuir com planos telefônicos e de dados e smartphones corporativos.

Agora que você já conhece um pouco dos benefícios que a tecnologia móvel traz para as empresas, veja como começar a incorporação.


Soluções em comunicação 

As simples ações de comunicação por meio de aplicativos de mensagem instantânea ou até mesmo em reuniões de conferência já é um grande avanço na forma de comunicação dentro das empresas.

Muitas ainda insistem em utilizar o e-mail como única forma de comunicação corporativa, mas isso pode atrasar muito os processos e fazer com que tarefas e decisões demorem dias para serem resolvidas quando poderiam ser acertadas imediatamente.

O WhatsApp Business permite, além de troca de mensagem instantânea, que os contatos sejam categorizados, que as empresas compartilhem informações úteis em seus perfis, chamadas de vídeo, ligações, mensagens de áudio e criação de grupos com mais de 200 participantes.

O Telegram permite a criação de canais de divulgação de conteúdo, com recursos como enquetes, compartilhamento de arquivos e muito mais. Esses canais podem ser abertos ou fechados, dando a possibilidade do gestor controlar a forma de comunicação na plataforma.

Google Meet e Zoom permitem a realização de palestras, reuniões, conferências e oferecem recursos como compartilhamento de tela para melhorar a comunicação em casos de reuniões com colaboradores em campo ou home office.

Soluções de gestão

Os gestores podem fazer seu trabalho também com o auxílio de um smartphone ou tablet, utilizando os apps disponíveis para controlar os resultados da empresa e colaboradores, os dados relevantes, relatórios e tudo que mais que for necessário.

Aplicativos simples podem criar planilhas, gerir gastos, servir como bloco de nota e agenda, controlar o ponto dos funcionários, além de outras funcionalidades mais específicas para cada negócio.

Soluções operacionais 

Dentre os apps de soluções operacionais, podemos citar aqueles que podem criar design para divulgações, soluções de pagamentos e até mesmo aplicativos de delivery que conectam a empresa com entregadores para que o produto chegue até o cliente.

Alguns desses apps possuem funcionalidades que são efetivas por conta da mobilidade. Um app de entrega, por exemplo, exige que o aparelho seja móvel para que o colaborador terceirizado possa enviar sua localização, entrar em contato de forma imediata e até mesmo receber o seu pagamento.

Mais uma vez vale lembrar que para cada modelo de negócio vão existir ferramentas diversificadas que serão ótimas soluções para melhorar a efetividade das operações.

Adaptação da tecnologia móvel 

A adaptação da tecnologia móvel deve ser feita de forma gradual, identificando o que pode ser interessante para melhorar as operações, a gestão e a comunicação dentro da empresa.

É importante também que a empresa invista em tecnologia móvel para seus clientes. Depois de escolher um domínio e criar um site, é preciso analisar as opções de design responsivo, que são aqueles que permitem uma boa adaptação para dispositivos móveis.

Como grande parte das pessoas utiliza o celular para acessar até mesmo sites pelo navegador, ao digitar o domínio (que deve ser simples e direto), ela precisa encontrar uma plataforma que se adapta ao seu dispositivo para que ela tenha uma boa experiência como usuário.

Sua empresa não possui um site? Saiba que este é um passo essencial para digitalização do seu negócio e acesso as oportunidades que a tecnologia móvel oferece. 

Um site pode melhorar a sua presença online, comunicação com os clientes e até mesmo oferecer a oportunidade de criação de um workplace que reúne todos os colaboradores em um só lugar. Lembre-se de que o Workplace também deve ser responsivo e que o investimento em domínio e hospedagem é muito pequeno perto dos benefícios que um site pode trazer.

Conclusão

A tecnologia móvel avançou bastante e permite que hoje esteja inserida nas empresas de forma simples. A ideia não é criar funcionalidades que atrasem a produção do colaborador e sim dinamizar este trabalho.

Portanto, o que mais pode ser interessante nesse sentido é o uso de aplicativos e funções que já são presentes na vida das pessoas e que podem ser úteis no trabalho. Dito isso, só é preciso fazer uma gestão desse uso para que ele ajude mais do que possa vir a atrapalhar.

Você acha que o celular no ambiente de trabalho pode ser prejudicial ou trazer uma grande evolução para o meio? E como isso pode ser uma evolução nas empresas? Deixe a sua resposta nos comentários e compartilhe este post com seus colegas de trabalho.


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