ALERTA

Saiba como funciona o Discord, plataforma usada em estupro virtual de menores

Quatro pessoas forma presas durante uma investigação sobre um submundo perverso da plataforma
Por Redação 26/06/2023 - 19:00
Atualização: 26/06/2023 - 18:51

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Discord
Discord

O Discord é um aplcistivo de comunicação on-line que permite que os usuários conversem por meio de mensagens de texto, voz e vídeo. A plataforma, que é popular entre os jogadores de games, mas também é usada por crianças e adolescentes, virou uma ferramenta para envolver jovens em um submundo de violência extrema.

O aplicativo permite que as pessoas se comuniquem em transmissões ao vivo de vídeos dentro da plataforma. O crime acontece nesse momento, quando a vítima passa a ser chantageada a cumprir desafios. Se ela não aceitar, fotos íntimas são vazadas.

Quatro pessoas foram presas acusadas de envolvimento nos crimes. Uma delas estava foragida, mas foi presa nesta segunda-feira, 26. As prisões aconteceram no âmbito de uma investigação sobre um submundo perverso da plataforma. 

Um dos criminosos tem vários aparelhos de armazenamento e revela uma coleção cruel: "backup das vagabundas estupráveis". Em cada pasta, o nome de uma vítima. São dezenas de meninas violadas, chantageadas, expostas, catalogadas.

Além da responsabilização individual dos agressores, o Ministério Público de São Paulo também investiga o próprio Discord. “Nós estamos apurando, através de um inquérito civil, a falta de segurança da plataforma Discord. Crimes individuais sempre vão ocorrer na internet. O que diferencia é a detecção de que nessa plataforma está ocorrendo um discurso estruturado de ódio. Um local propício para que eles planejem ataque as vítimas e, principalmente, transmitam o conteúdo do crime”, declara o promotor de Justiça de São Paulo Danilo Orlando.

Em entrevista ao Fantástico, que detalhou em reportagens como os crimes aconteciam, o porta-voz do Discord disse que a plataforma “não tolera comportamento odioso”. “Nós somos um produto gratuito para mais de 150 milhões de usuários ao redor do mundo, e de tempos em tempos, conteúdo mau e comportamento mau vão acontecer. Nós trabalhamos ativamente para remover esse conteúdo”, afirma o porta-voz.

"Gostaria de enfatizar que a vasta maioria das interações de brasileiros usando Discord são positivas e saudáveis. Nós somos proativos e investigamos grupos que podem estar envolvidos em ameaças a crianças e trabalhamos para tirar esses agentes ruins da plataforma”, pontua.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato