DUAS OPORTUNIDADES
Superlua é registrada no Piauí; veja calendário com novas aparições
Segundo o calendário astronômico do Observatório do Valongo, o Observatório Nacional e o Observatório Real de Greenwich, teremos duas superluas em 2023A superlua foi registrada pela primeira vez em 2023 nesta segunda-feira, 3. O fenômeno pôde ser visto em vários lugares do mundo, como no Piauí, nordeste do Brasil. Apesar disso, a lua vista hoje é alvo de divergências de classificação, já que diferentes entidades consideram critérios distintos para determinar se tivemos uma "superlua" ou apenas uma clássica lua cheia.
A Nasa considerou o satélite natural da Terra desta segunda como uma superlua. Porém, para o calendário astronômico do Observatório do Valongo, o Observatório Nacional e o Observatório Real de Greenwich, por exemplo, as superluas serão registradas neste ano somente em 1º de agosto e em 30 de agosto (também conhecida como Lua Azul).
A superlua ocorre quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra), o que resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais. Esse período é chamado de perigeu porque o nosso satélite natural aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.
A expressão "superlua" não tem exatamente uma definição astronômica. Um astrólogo inventou essa palavra, que ficou famosa. Foi o Richard Nolle, em 1979. Por causa disso, alguns sites de astronomia começaram a usá-la. No entanto, como esse não é um conceito importante para o campo, sua definição não é aceita por todos e seus critérios de classificação não são um consenso.
Publicidade