MASCULINO E FEMININO

Oktoberfest Blumenau: veja regras para uso de traje típico alemão que dá desconto em ingresso

Dependendo do dia, quem estiver usando as roupas típicas entram de graça na festa
Por Redação 02/10/2023 - 18:40

ACESSIBILIDADE

Arquivo/Prefeitura de Blumenau/Divulgação/ND
Traje típico adequado preserva tradições e dá desconto na entrada dos turistas que visitam a Oktoberfest
Traje típico adequado preserva tradições e dá desconto na entrada dos turistas que visitam a Oktoberfest

A Oktoberfest de Blumenau vai começar nesta quarta-feira, 4, e seguirá até o dia 22. Tradicionalmente, quem vai à festa usando traje típico paga meia-entrada ou, dependendo o dia, entram de graça no Parque Vila Germânica. Mais do que garantir descontos, as regras do traje típico alemão possuem o objetivo de preservar as tradições da festa.

O traje típico da Oktoberfest é regulamentado por uma portaria específica da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau, entidade organizadora da maior festa alemã das Américas.

Desde 2013, uma Lei Municipal garante que os foliões com traje típico possuem descontos de 50 a 100% na Oktoberfest. A meia-entrada é valida de quinta-feira a sábado, além de feriados e vésperas de feriados. Já de domingo a quarta-feira, exceto feriados e véspera de feriado, a entrada é gratuita para quem entra na festa trajado tipicamente.

Itens do traje masculino:

Acessórios: O chapéu e o lenço são de uso opcional, mas quando utilizados devem ser típicos germânicos. Outros acessórios como bonés ou boinas não fazem parte do traje;
Camisa: A camisa de tecido pode ser de manga curta ou comprida. As cores são opcionais, mas devem combinar com os demais tecidos do traje. Regatas, camisas de malha com outras estampas ou emblemas não fazem parte não são consideradas traje típico.
Calça e bermuda de tecido: Os trajes folclóricos alemães possuem calça social ou até a altura do joelho ou um palmo acima. A bermuda estilo “Lederhose”, originalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, desde que, devidamente caracterizada. 
Suspensório: Este é de uso opcional, mas quando utilizado, deve ser costurado ou preso por botões, transpassado nas costas, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.
Coletes: Também é de uso opcional, mas se forem utilizados devem estar abotoados e não devem ser apertados demais. Sempre em cores e detalhes típicos germânicos que combinem com o restante do traje.
Meias: São obrigatórias, preferencialmente até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs, canos de meias em tricô. 
Sapatos: É permitido o uso de sapato social, botina, bota e sapatênis na festa. Eles devem ser fechados e nas cores caramelo, marrom, preto ou cinza, podendo ser em tom degrade. Cadarços devem ser no mesmo tom do calçado. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito. As crianças menores de cinco anos podem utilizar qualquer tipo de calçado, desde que fechado e sem luz.
Descaracterizam o traje típico masculino os seguintes itens: chinelo, sandália, tênis esportivo, calçado aberto, meias de futebol, calça, bermuda jeans, suspensórios com prendedores (jacarés), camiseta de malha, regata, óculos escuros, bonés, mochilas, acessórios com efeitos luminosos, paetês, lantejoulas, pedrarias e chapéus que não sejam em estilo germânico.

Itens do traje feminino:

Acessórios: Tiara ou guirlanda florida, chapéu e lenço são opcionais, mas quando utilizados, devem ser em modelos típicos germânicos. A bolsa também é de uso opcional, devendo ser pequena e preferencialmente em modelo típico germânico.
Avental: Também é de uso opcional. Quando utilizado, deve ir até quatro dedos acima do comprimento do vestido.
Blusa: Devem ter mangas longas ou curtas, sem deixar o ventre à mostra. As cores são opcionais, mas devem combinar com o restante do traje. Quando acompanhadas do colete, o mesmo deve ser típico germânico e também combinando com o vestido.
Vestido: Os vestidos ou saias típicas são aceitos com detalhes em renda ou bordado, originalmente longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele. O regulamento da festa sugere o uso da bombacha, ceroula típica feminina germânica.
Bermuda estilo “Lederhose”: pode ser usada por mulheres, com comprimento variável sendo, no mínimo até a metade da coxa.
Meias: São de uso opcional, mas se forem usadas devem estar preferencialmente na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs, canos de meia sem tricô.Sapatos: Somente será permitido o uso de sapato, sapatilha e botina, ambos fechados sem deixar dedos e calcanhar à mostra. Devem ser nas cores que combinem com o traje podendo ser em tom degrade. Cadarços no mesmo tom do calçado. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito. Crianças menores de cinco anos podem utilizar qualquer tipo de calçado, desde que fechado e sem luz.
Suspensório: Este é de uso opcional, mas quando utilizado, deve ser costurado ou preso por botões, transpassado nas costas, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.
Descaracteriza o traje típico feminino o uso de chinelo, sandália, tênis esportivo, calçado aberto, sneaker, sapatênis, bota cano longo, qualquer tipo de calçado estampado, com franjas e tachas, meias de futebol, calça ou bermuda jeans, suspensórios com prendedores (jacarés), camiseta de malha, regata, camisa polo.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato