FENÔMENO ASTRONÔMICO

Por que não pode olhar para o eclipse solar? Saiba como observar de forma segura

Fenômeno poderá ser visto totalmente nos estados do Norte e Nordeste e parcialmente no restante do país
Por Redação 13/10/2023 - 19:15
Atualização: 13/10/2023 - 19:36

ACESSIBILIDADE

NASA / AFP / Arquivos
Eclipse solar
Eclipse solar

Neste sábado, 14, o céu terá um fenômeno raro de ser observado, um Eclipse Anular do Sol. O fenômeno acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Com a Lua um pouco mais distante, o diâmetro aparente está menor do que o Sol, ou seja, a sombra do satélite natural da Terra não cobre totalmente o astro, criando um “anel de fogo” no céu.

As regiões do Norte e Nordeste do Brasil terão visão privilegiada do eclipse. Entretanto, não se deve olhar diretamente para o sol sem usar filtros ou proteções apropriadas. Isso porque expor seus olhos ao sol pode causar queimaduras na retina (retinopatia solar). A retina não tem sensibilidade à dor e, por conta dos efeitos dos danos feito à retina, podem não parecer por horas.

Isso acontece pois, quando há luz limitada, a íris dos olhos expande o tamanho da pupila, deixando que mais luz entre dentro dos olhos. O dano ocorre porque os olhos são 'enganados' pelo fenômeno astronômico e permite uma quantidade potencialmente perigosa de luz ultravioleta no olho, o que tem a capacidade real de danificar a retina. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina. 

Não utilize:

chapas de raio-x (mesmo várias chapas unidas)
filmes fotográficos
vidro esfumaçado
óculos de sol comum (mesmo vários sobrepostos)
filtro de soldador abaixo do nº 14
celulares sem proteção para tirar fotos do sol

Posso ver o eclipse através do celular?

Apontar o celular para tirar foto diretamente do sol, sem filtros, é muito perigoso. Isso porque a pessoa que mira o celular acaba, eventualmente, tendo que olhar diretamente para o sol, e assim pode acabar tendo a visão permanentemente afetada. Além disso, o sensor da câmera pode ser danificado.

Como observar o fenômeno de forma segura?

O ideal é que se use filtros adequados para a observação, que não deve se estender por mais do que alguns segundos. A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior. Observar o Sol com algum instrumento óptico como binóculo ou telescópio só é permitido sob orientação de profissionais que saberão os filtros corretos a serem utilizados.

O fenômeno também pode ser observado através de transmissões online. O observatório vai transmitir o eclipse solar lunar através do canal no YouTube.

Publicidade

Continua após a publicidade




Encontrou algum erro? Entre em contato