INTERNACIONAL

EUA anunciam que aliados vão enviar 1.500 soldados ao Iraque

Por 09/12/2014 - 09:25

ACESSIBILIDADE


Aliados dos Estados Unidos se comprometeram a enviar cerca de 1.500 soldados ao Iraque para ajudar a aconselhar e treinar as forças iraquianas e curdas que lutam contra o Estado Islâmico. A informação foi dada ontem (8) pelo general James Terry, principal comandante dos EUA, que lideram os esforços da coalizão contra o grupo extremista no país.

— Acredito que vão chegar em breve — disse o general James Terry, durante a visita do secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, ao Kuwait.

Terry, que comanda as operações contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria, disse que as forças iriam se juntar aos 3.100 americanos no país. O compromisso foi acertado durante a reunião dos membros da coalizão nos dias 2 e 3 de dezembro.

— Quando se começa a avaliar as diferentes habilidades da coalizão, acredito que estamos indo muito bem em relação a tropas em solo — disse.

O general se recusou a informar quantos países estão contribuindo com soldados. Pelo menos 40 países integram a coalizão militar.

No início de novembro, o presidente Barack Obama autorizou o envio de mais 1.500 homens ao Iraque, dobrando o contingente no país. Na época, a Casa Branca garantiu que a missão deles seria reinar, aconselhar e auxiliar as forças de segurança iraquianas e as tropas curdas, sem entrar em combates.

 

 

Fonte: O Globo


Encontrou algum erro? Entre em contato