Pelo menos 20 corpos de migrantes são encontrados na costa da Turquia

Por AGÊNCIA BRASIL 05/01/2016 - 11:41

ACESSIBILIDADE


Pelo menos 20 migrantes, entre eles várias crianças, morreram hoje (5) em dois naufrágios ao largo da costa ocidental da Turquia, quando tentavam alcançar as ilhas gregas, informou a agência de notícias turca Dogan.

A primeira embarcação partiu da região de Dikili (Oeste), tendo como destino a ilha grega de Lesbos e naufragou, com 22 pessoas a bordo, devido aos fortes ventos no Mar Egeu.

Os guardas costeiros turcos conseguiram salvar oito pessoas e os corpos de 13 foram encontrados numa praia do distrito de Ayvalin, ao Norte, de acordo com o último balanço das autoridades divulgado pela agência.

Outra embarcação, com 58 migrantes, também naufragou ao largo da área balneária de Dikili, tendo os corpos de sete pessoas, incluindo mulheres e crianças, sido encontrados em uma praia próxima. Vários migrantes foram hospitalizados com hipotermia, informou a Dogan.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 700 pessoas, a maioria refugiados dos conflitos na Síria e no Iraque, morreram ou desapareceram no ano passado quando tentavam atravessar o Mar Egeu para alcançar a Grécia, porta de entrada da União Europeia (UE).

Apesar das temperaturas de inverno e das más condições meteorológicas que tornam a travessia mais perigosa, numerosos migrantes continuam a utilizar a via, de acordo com as autoridades turcas.

Dados da OIM indicam que, em 2015, 1 milhão de migrantes entrou na UE, 700 mil passando da Turquia para as ilhas gregas pelo Mar Egeu.


Encontrou algum erro? Entre em contato