INTERNACIONAL
Fóssil de mamífero de 74 milhões de anos é encontrado no Chile
Nova espécie foi identificada com base em um pedaço de mandíbula, por cientistas chilenos e argentinosUma nova espécie de mamífero que viveu no Cretáceo superior, com idade entre 72 e 74 milhões de anos, foi descoberta na Patagônia chilena, anunciou nesta quarta-feira (7) o Instituto Antártico do Chile (Inach).
Reservatório de fósseis
A descoberta aconteceu em um lugar que se acredita ser um dos principais reservatórios de fósseis, com os maiores exemplares de dinossauros da região.
De acordo com os pesquisadores, a região foi habitada por espécies pré-históricas da América e da Antártica, que migraram há milhões de anos usando pedaços de terra que estavam submersos no mar e que ressurgiram com a queda das temperaturas.
Dinossauros, em uma das localizações continentais mais ao sul no mundo, com tal diversidade que está ajudando a entender a complexa história das conexões da Patagônia com a Antártica e a Oceania", indicou o diretor do Inach e líder da equipe de pesquisadores chilenos e argentinos, Marcelo Leppe.
O espécime parece ter parentesco com outros mamíferos localizados na Patagônia argentina.
O bom estado de conservação dos restos "é fundamental para conhecer esta nova espécie mesozoica e extrapolar essas informações para outros mamíferos encontrados na Argentina e o resto de Gondwana (o antigo bloco continental meridional", disse por sua vez o paleontólogo argentino Agustín Martinelli, que participou da pesquisa.
A zona onde aconteceu a descoberta foi destacada pelos cientistas por possuir um grande potencial, pois "a evolução dos mamíferos durante a Era dos Dinossauros ainda é muito desconhecida e cada nova espécie é um avanço que chama a atenção mundialmente", afirmou o paleontólogo Alexander Vargas, um dos coordenadores do projeto.