INTERNACIONAL
Trump declara inocência à Justiça nos EUA em processo sobre manipulação das eleições
Ex-presidente dos EUA enfrenta quatro acusações
Por Com Agências
04/08/2023 - 04:50
Atualização: 03/08/2023 - 21:42
Donald Trump enfrenta uma acusação formal no âmbito de um processo criminal relacionado à tentativa de manipulação dos resultados das eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020. De acordo com a acusação, o ataque ao prédio do Congresso dos EUA em 6 de janeiro de 2021 fazia parte do plano de Trump para alterar os resultados eleitorais.
A próxima audiência desse processo está agendada para 28 de agosto. Segundo a mídia dos EUA, esse caso deve tramitar mais rapidamente do que outros em que Trump enfrenta acusações criminais.
No documento de acusação, o procurador Jack Smith alega que Trump e seus cúmplices disseminaram mentiras sobre a votação naquele ano, insistindo com autoridades estaduais e federais para alterar os resultados eleitorais e recrutando colégios eleitorais falsos na tentativa de prejudicar Joe Biden.
Em 6 de janeiro de 2021, durante a certificação formal da vitória eleitoral de Biden no Capitólio (o prédio do Congresso dos EUA), uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o edifício, interrompendo a sessão de certificação e ameaçando o então vice-presidente Mike Pence, que conduzia o processo, por se recusar a reverter o resultado eleitoral.
Trump enfrenta quatro acusações: conspiração para fraudar os Estados Unidos; conspiração para obstruir um procedimento oficial; conspiração contra os direitos dos americanos e obstrução ou tentativa de obstrução de um procedimento oficial. Em caso de condenação, a acusação mais grave pode ser punida com uma sentença de 20 anos de prisão.
Publicidade
Continua após a publicidade