ALERTA DE TERRORISMO

Ataque a tiros deixa ao menos dois mortos em Bruxelas, na Bélgica

Vítimas são dois suecos; partida Bélgica x Suécia foi cancelada
Por Redação 16/10/2023 - 19:25
Atualização: 16/10/2023 - 19:30

ACESSIBILIDADE


Duas pessoas morreram e uma ficou ferida ao serem atingidas por disparos em Bruxelas, capital da Bélgica, nesta segunda-feira, 16. A informação foi divulgada pelo Ministério Público belga. O atirador conseguiu escapar.

O país elevou o seu alerta de terrorismo ao mais alto nível, quando um homem chamado Abdesalem Al Guilani publicou um vídeo nas redes sociais alegando ser o agressor e pertencer ao Estado Islâmico. Ele afirmou ter atirado em três vítimas, não em duas, como afirmou a polícia.

As vítimas que morreram são dois suecos. O jornal disse que era provável que as vítimas fossem dois torcedores de futebol. A Bélgica receberá a Suécia em uma partida de qualificação para a Euro 2024 na noite de segunda-feira. Uma porta-voz do Ministério Público de Bruxelas informou que foi aberta uma investigação, mas não esclareceu até o momento qual seria a motivação do ataque.

“Acabo de oferecer as minhas sinceras condolências ao primeiro-ministro sueco após o ataque angustiante desta noite aos cidadãos suecos em Bruxelas”, disse o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, no X. "Os nossos pensamentos estão com as famílias e amigos que perderam os seus entes queridos. Como parceiros próximos, a luta contra o terrorismo é conjunta."

As eliminatórias para a Euro 2024 entre Bélgica e Suécia foram suspensas no intervalo e posteriormente cancelado após as mortes. O placar estava empatado em 1 a 1 quando chegou a notícia da suspensão e os torcedores suecos foram convidados a permanecer no estádio. A Bélgica já garantiu o seu lugar na fase final, na Alemanha, no próximo ano, enquanto a Suécia não pode se qualificar.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato