ESPANHA

Vinícius Júnior: torcedores são condenados à prisão por insultos racistas

Torcedores chamaram Vinícius Júnior de "macaco" durante a partida no estádio Mestalla
Por Redação 10/06/2024 - 09:25

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Instagram/Real Madrid
Vini Jr em partida pelo Real Madrid, pela Champions League
Vini Jr em partida pelo Real Madrid, pela Champions League

A LaLiga anunciou, nesta segunda-feira, 10, a condenação de três torcedores do Valencia por ofensas racistas contra Vinícius Júnior. Esta é a primeira condenação desse tipo na Espanha.

Conforme o comunicado, eles foram sentenciados a 8 meses de prisão, dois anos de banimento dos estádios em jogos da Federação Espanhola de Futebol e ao pagamento dos custos do processo.

Os torcedores chamaram Vinícius Júnior de termos racistas, incluindo "macaco", durante a partida no estádio Mestalla, ocorrida em 21 de maio de 2023. Inicialmente, a pena era de 12 meses, mas foi reduzida após um acordo na investigação preliminar. Eles foram considerados culpados de ofensa à integridade moral com agravante de discriminação racial.

Vinícius Júnior foi alvo de ataques racistas durante o jogo entre Valencia e Real Madrid, válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol de 2023. A partida terminou com a vitória do Valencia por 1 x 0 e foi interrompida quando parte da torcida proferiu gritos racistas contra o atacante brasileiro.

Os insultos racistas se intensificaram aos 24 minutos do segundo tempo, levando à paralisação do jogo após reclamações de Vinícius Júnior à arbitragem.


Encontrou algum erro? Entre em contato