DESCARTE CORRETO

Lixo volumoso tem coleta específica com agendamento em Maceió

Cidadão não paga a mais pelo serviço e evita gerar problemas de saúde e pragas na comunidade
Por Tamara Albuuqerque 02/07/2023 - 07:27
A- A+
Ascom Alurb
Alurb orienta como descartar materiais inservíveis de forma correta
Alurb orienta como descartar materiais inservíveis de forma correta

A população de Maceió não precisa descartar lixo volumoso, como móveis que não servem mais, em praças, terrenos baldios ou mesmo em córregos, como acontece atualmente. Existe na cidade um serviço de coleta para esse tipo de lixo, realizada pela Alurb, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana. O melhor é que não é cobrado nenhuma taxa pelo serviço, além do imposto que a população já paga pela coleta de lixo urbano.

O lixo doméstico descartado em qualquer gera problemas de toda ordem ordem para a população. Jogado em qualquer ponto da cidade, acumula água que vira criadouro para o mosquito da dengue, passa a servir de casa para ratos, baratas, escorpiões; é levado para bueiros e entopem as tubulações que transbordam, fazendo a água das chuvas invadirem casas. 

Atualmente, a Alurb faz a coleta de lixo em 180 pontos crônicos de descarte irregular de lixo na cidade. Locais que, se não forem limpos, esvaziados, vão trazer prejuízos à saúde dos moradores. É necessário que o cidadão entenda que o lixo que ele produz deve ser colocado na frente da casa no dia da coleta e em recipiente adequado (sacos, lixeiras, baldes específicos para esse descarte etc), ou em depósitos tipo container da prefeitura.

Os grandes volumes, como colchões, sofás e outros,  devem ser descartados através da Coleta de Volumosos. Como? o morador da residência deve entrar em contato com a Alurb pelo telefone 0800 082 2600, pelo 156 ou entrar em contato pelo Whatsapp (82) 98802-4834 e fazer a solicitação. O recolhimento é agendado.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, explica que o serviço de coleta de volumosos ajuda a manter esses objetos fora das regiões de descarte irregular e, com isso, contribui para a redução dos pontos crônicos. “Ainda encontramos muito esse tipo de material [descartado irregularmente]. Dessa forma, a alternativa para o cidadão é a coleta de volumosos, ofertada gratuitamente. A intenção é trazer a população para o nosso lado nessa luta pela limpeza da cidade”, informa.

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato